Administração

 

A administração é o estudo de práticas para administrar organizações, com o objetivo de alcançar alguma meta, como maximizar lucros, aumentar vendas, captar mais recursos, entre outras coisas.

Esta ciência é muito importante para manter nossa sociedade funcionando. Tudo que consumimos, vem de uma empresa ou de outro tipo de organização, roupas, alimentos, moradia, serviços médicos, odontológicos, internet etc.

E para que possamos continuar tendo acesso a esses produtos e serviços, é preciso o trabalho de um administrador.

Faz parte do dia a dia desse profissional, tomar decisões, fazer negociações, analisar problemas e procurar soluções para eles.

Para ser administrador, é preciso ser flexível, capaz de realizar tarefas diferentes ao mesmo tempo e muito responsável.

Apesar dessa profissão ser muito associada com administração de empresas, esse profissional pode administrar qualquer organização, que inclui também o setor público e organizações não governamentais.

 

 

Como é o curso de administração?

O curso de administração é um dos cursos mais conhecidos e ofertados pelas faculdades.

É um curso bastante multidisciplinar, que mescla disciplinas nas áreas de humanas e exatas. O estudante terá aulas de todos os assuntos referentes a administração de uma organização, como finanças, marketing, recursos humanos, planejamento estratégico, custos, análise de mercado e coisas relacionadas.

Também vai aprender sobre a administração de diferentes organizações, como administração de ONGs, administração de cooperativas, gestão pública, comércio exterior, etc.

Além disso, verá matérias que não são diretamente relacionadas a administração, mas muito importantes para a formação desse profissional, como noções de direito, antropologia, filosofia, psicologia, cálculo, estatística e contabilidade.

Mas, dependendo do lugar, os assuntos e as matérias ofertadas podem ser diferentes, por isso, para saber quais são exatamente as matérias que você vai ter, vá até o site do departamento de administração da faculdade que te interessar, e procure pela grade curricular.

Você também pode encontrar diversas outras informações, como, os projetos que são ofertados e as linhas de pesquisa dos seus professores. Se já tem interesse por algum assunto, fica mais fácil entrar nessa área ou fazer estudos a respeito se tiver um professor que trabalhe com isso na faculdade.

No curso de administração, os alunos têm uma grande quantidade de conteúdo abordando assuntos bem diferentes.

Por conta disso, o estudante sai do curso com uma formação bastante geral. É importante que busque conhecimento para complementar essa formação, se quiser trabalhar com uma coisa em específico.

Se você se interessa pela área de recursos humanos, é interessante que tenha alguns conhecimentos em psicologia, se tem interessa na área financeira, é importante ter bons conhecimentos em economia e contabilidade, o mesmo vale para outras áreas.

Além disso, é importante que o administrador entenda do setor em que atua e do produto que vende. Se trabalha em uma empresa de software, é preciso entender de tecnologia e informática, se tem uma loja de roupas, precisa ter conhecimentos sobre moda, e se tem um cargo público, como por exemplo, secretário de saúde, precisa entender sobre saúde e o funcionamento do setor público.

O curso de administração tem duração média de 4 a 5 anos, e normalmente é ofertado tanto no período noturno quanto no matutino.

 

Estágio

A área administrativa é uma das que mais ofertam vagas de estágio, pois praticamente toda empresa ou organização, não importa em que área atua, precisa de pessoas para realizar atividades administrativas.

Apesar dos estágios não exigirem que o candidato tenha experiência (mas dão preferência para quem tem), é importante que o estudante tenha alguns conhecimentos básicos quando for trabalhar em algum lugar, como pacote office (saber mexer no word, excel, power point etc) e ter conhecimentos em inglês.

Por ser um mercado muito amplo, existe vagas de estágio de diversos tipos, e o estudante pode realizar várias atividades diferentes.

Mas, de maneira geral, o estagiário vai trabalhar com atividades bem administrativas, pode ser responsável pelas rotinas financeiras, por conversar com fornecedores e clientes, organizar arquivos, elaborar contratos, preencher planilhas, e outras atividades relacionadas.

Em muitas empresas, o estagiário é utilizado como mão de obra barata, e acaba fazendo as mesmas atividades que um assistente administrativo, e até mesmo de um analista administrativo.

Em empresas maiores, o estagiário normalmente trabalha em um departamento, como o departamento financeiro, departamento de marketing, recursos humanos, aprendendo atividades mais relacionadas com essas áreas específicas.

Se você tem a intenção de trabalhar em uma empresa grande, é mais vantajoso que esteja em uma cidade grande, onde há uma maior concentração de empresas, e mais vagas de estágio no geral. Mas isso não quer dizer que não tenha grandes empresas em cidades pequenos, só que em menor quantidade.

Em cidades grandes, também é mais fácil de encontrar vagas mais específicas, como por exemplo, estágio em planejamento estratégico ou no mercado financeiro. 

Uma outra vantagem dos estágios nessa área, principalmente em grandes empresas, é que o estudante pode ganhar muito bem (para um estagiário). Algumas empresas pagam salários maiores do que mil reais, o que em alguns casos pode substituir um salário de um emprego integral.

Na maioria dos cursos de administração, o estágio não é obrigatório (com exceção de alguns lugares, como por exemplo a USP), quando isso acontece, é comum que a faculdade não se preocupe muito em apresentar vagas de estágio para os estudantes, e seja mais voltada para a área acadêmica.

Por isso, é importante que você vá atrás de vagas por conta própria, abaixo estão uma lista de sites que publicam vagas de estágio.

 

ciee.org.br

portaldaindustria.com.br/iel

nube.com.br

estagionet.com.br

saee.com.br