Administrador de redes
O administrador é o profissional que zela por boas condições de infraestrutura de comunicações e redes.
Ele deve, não só garantir o seu funcionamento, como também supervisionar a atividade na rede, avaliar o fluxo de tráfego, e intervir se for necessário.
Além de monitorar as condições de segurança em conjunto com o responsável de segurança.
A diferença entre o administrador e o analista de redes, é que enquanto o analista trabalha principalmente com instalação e configuração de rede, o administrador está mais focado na infraestrutura, como servidores, cabos e computadores.
Para que esse profissional tenha um bom desempenho, além da graduação, é importante que possua conhecimentos em Windows Server, Linux, redes TCP / IP, comunicação de dados e interligações de redes, serviços de rede, serviços de monitoramento de tráfego e redes de computadores, conhecimentos em intranet, internet e extranet, redes wireless e telefonia.
O administrador de redes deve ter interesse em buscar alternativas técnicas e saber se comunicar bem.
Há várias certificações na área de redes. As principais exigidas pelo mercado são as certificações Cisco (CCNA, CCDA, CCNP, CCDP e CCIE), para quem vai atuar na área de infraestrutura de redes a nível de roteadores e switches.
Para quem tem interesse em atuar na área de projetos e implantação de cabeamentos estruturados, há as certificações da Furukawa(FCP Fundamental e FCP Master).