Advogado
Quando fala-se em direito, muitas pessoas imaginam um advogado em um tribunal acusando ou defendendo um réu.
Apesar dessa cena fazer parte das atividades de um advogado, a atuação desse profissional é muito mais ampla do que isso.
De maneira muito resumida, pode-se dizer que direito é o estudo das normas que regulam as relações sociais em um país. Ou seja, as leis que todos devemos seguir.
O advogado é um profissional que entende profundamente de leis e utiliza esse conhecimento para solucionar conflitos de diversos tipos, que envolvam um crime, familiares, trabalhistas, relacionado a direitos humanos, e muitos outros.
É preciso muita responsabilidade para ser advogado, esse profissional interfere diretamente na vida das pessoas, e atua ativamente na maneira como é conduzida a justiça.
Infelizmente, no nosso país, a justiça não tem uma boa reputação, é demorada, privilegia os ricos e prejudica os pobres.
Por isso, é preciso profissionais competentes e comprometidos para que essa realidade mude e para que a sociedade funcione seja mais justa e organizada.
O advogado possui um campo de atuação muito amplo, e pode realizar atividades muito diversas. Mas de maneira geral, serão atividades muito burocráticas e relacionadas a conflitos.
Para ser um bom profissional, em qualquer área do direito, é importante que você desenvolva algumas qualidades, como falar bem em público, ter uma boa capacidade de argumentação, saber negociar e ser conciliador.
Além disso, é preciso muita empatia, pois sempre estará lidando com pessoas, e muitas vezes interferindo no destino delas.