Área Acadêmica - Letras

Muitos estudantes do curso de Letras decidem seguir a área acadêmica. Apesar desse profissional também dar aulas, essa carreira é vista como a principal opção para quem gosta da área, mas não tem interesse em se tornar professor em escolas.

A área acadêmica se dedica às pesquisas científicas. Sua função é realizar pesquisas com intuito de obter mais informações sobre determinado assunto, contribuir para a melhoria de algo, e passar conhecimento.

​​​A grande maioria dos pesquisadores trabalham em uma universidade e são professores também.

​​Para trabalhar em uma universidade pública, é preciso passar por um concurso, ou como temporário. Em faculdades particulares o que conta é o currículo acadêmico. 

​​​Um pesquisador/professor pode chegar a ganhar altos salários, mas para isso é preciso tempo e dedicação.

​​​​As pessoas que trabalham com pesquisa, podem receber bolsas para se dedicarem somente aos estudos. 

 

São ofertadas bolsas para mestrado, doutorado e para pesquisadores que participam de um determinado projeto. 

​​Essas bolsas, normalmente são divulgadas no site das secretarias de extensão das faculdades. E são concedidas pelo CNPQ, CAPES ou alguma fundação, como a Fundação Araucária.

​​Para conseguir uma bolsa é importante (não necessariamente determinante) ter bom desempenho acadêmico, realizar atividades acadêmicas e ir bem no processo seletivo do mestrado/doutorado. 

​​Para seguir esta carreira, é preciso gostar de estudar e se envolver no máximo de atividades acadêmicas que puder.

​​Quando ainda estiver na graduação, você pode participar de um projeto de iniciação científica, outros projetos de pesquisa e participar de eventos acadêmicos. (falamos sobre isso aqui).

​​A participação nessas atividades conta pontos no seu currículo. Além disso, é essencial que siga estudando, que faça mestrado e doutorado, e que goste da vida acadêmica.

​​​O profissional que decide seguir carreira acadêmica em Letras, pode fazer pesquisas em diversos assuntos.

Realizam pesquisas relacionadas a área de educação, focadas em metodologias, e em formação de professores (principalmente profissionais que vem do curso de licenciatura).

Também estudam as relações entre a cultura de um lugar, o idioma que é falado e a literatura, ou o contexto literário de uma época.

 

Podem fazer pesquisas relacionadas a leitura crítica e análises de gêneros literários.

 

Ou um assunto específico, como literatura francesa, literatura barroca, formação da literatura brasileira etc.

Também há pesquisas relacionadas a linguística, fazendo estudos sobre o significado das palavras e sua origem, e assuntos mais relacionados a comunicação.

Além disso, há estudos sobre tradução, de uma língua para outra, os aspectos linguísticos da tradução, e muitas outras coisas.