Área Acadêmica

A área acadêmica é a área que se dedica às pesquisas científicas. A sua função é realizar pesquisas com intuito de resolver problemas, facilitar processos, obter mais informações sobre determinado assunto, contribuir para a melhoria de algo, e passar conhecimento.

A grande maioria dos pesquisadores trabalham em uma universidade e são professores também, mas isso não acontece necessariamente.

 

Para trabalhar em uma universidade pública é preciso passar por um concurso, ou como temporário. Em faculdades particulares o que conta é o currículo acadêmico. 

Um pesquisador/professor pode chegar a ganhar altos salários, mas para isso é preciso tempo e dedicação.

 

O início de carreira não paga bem, e os resultados também não aparecem rápido. As pesquisas serão mais simples, e pode ser difícil visualizar resultados práticos nelas, é muito comum passar mais tempo preocupado com metodologias e busca de dados do que com o assunto da pesquisa.

 

É preciso tempo e esforço para realizar uma pesquisa que traga grandes resultados, mas quando realizada tem capacidade de gerar um grande impacto na vida das pessoas. 

Quem tem interesse em ser pesquisador pode receber bolsas para se dedicar somente aos estudos, são ofertadas bolsas para mestrado, doutorado e para pesquisadores que participam de um determinado projeto. 

 

Essas vagas para pesquisadores normalmente são divulgadas no site das secretarias de extensão das faculdades. As bolsas normalmente são concedidas pelo CNPQ, CAPES ou alguma fundação, como a Fundação Araucária.

 

Para conseguir uma bolsa é importante (não necessariamente determinante) ter bom desempenho acadêmico, realizar atividades acadêmicas e ir bem na prova do mestrado/doutorado.

 

Para seguir esta carreira é importante gostar de estudar, e se envolver no máximo de atividades acadêmicas que puder.

 

Quando ainda estiver na graduação você pode participar de um projeto de iniciação científica, outros projetos de pesquisa e participar de eventos acadêmicos.

 

A participação nessas atividades contam pontos no seu currículo. 

A área acadêmica é cheia de metodologias e trabalha-se muito com hipóteses e ideias, não é uma área recomendada para quem gosta de resultados rápidos. Mas é um trabalho muito importante.