O que o administrador pode fazer?

 

O administrador pode desempenhar várias funções e trabalhar com diversos assuntos em uma organização, abaixo falamos mais sobre isso.

                                          

Administração financeira

Como o próprio nome diz, o administrador que trabalha com administração financeira, cuida da parte financeira da organização.

As finanças são os recursos que uma organização possui. O administrador financeiro cuida para que elas fiquem organizadas, para isso, utiliza controles financeiros, examina indicadores que medem a saúde financeira da empresa, controla a concessão de crédito aos clientes, trata das cobranças, enfim, é responsável por manter a empresa funcionando.

Além disso, o departamento financeiro também desempenha um papel importante na tomada de grandes decisões, ele dá aval para a empresa realizar uma compra grande, pode determinar quais investimentos fazer, e outras coisas relacionadas.

 

Marketing

O marketing é a parte de uma empresa que tem como objetivo atrair clientes, aumentar as vendas e consequentemente fazer a empresa crescer, utilizando para isso diferentes técnicas.

Os profissionais que trabalham com marketing, podem desenvolver várias estratégias para alcançar resultados diferentes.

Um dos objetivos pode ser atrair novos clientes, utilizando para isso propagandas, como os anúncios que você vê na TV, nos sites que visita, em outdoors etc.

Um outro objetivo pode ser procurar maneiras de fidelizar o cliente, um exemplo bastante conhecido, que você provavelmente já viu em algum lugar, é o cartão fidelidade, que dá benefícios aos clientes que voltam.

Uma outra abordagem do marketing, é focar na marca da empresa, procurar construir uma marca forte.

Um bom exemplo disso, é a Coca-Cola, que conseguiu associar sua marca com felicidade.

Em 2012 promoveu uma ação que levava filipinos que moravam longe das suas famílias para passar o natal com elas, eles fizeram um vídeo que foi assistido por muitas pessoas, e reforçou ainda mais a ideia de que a marca traz felicidade.

 

O departamento de marketing costuma dar suporte a área de vendas ou faz parte desse departamento.

 

Vendas

As vendas, como foi dito acima, estão muito relacionadas com o marketing. A administração de vendas refere-se ao controle, planejamento, e análise das medidas realizadas pelo departamento de marketing. 

Fazem análises para determinar que tipo de ação deu certo, quais são as medidas mais eficientes, se as vendas caem ou sobem, procuram descobrir o motivo, entre outras coisas relacionadas.

Esse departamento é muito importante, é dele que depende o crescimento da empresa, e é o que mantém a organização funcionando.

O administrador que trabalha com essa área, precisa ter conhecimentos sobre muitos fatores, saber fazer previsões, entender do mercado que a empresa atua, saber analisá-lo, saber negociar, liderar equipes (se tiver um cargo de gestão) e ser capaz de identificar oportunidades.

 

Recursos Humanos

O departamento de RH de uma organização é responsável por administrar os recursos humanos daquele lugar, fazer a gestão de pessoas.

Os profissionais que trabalham nesse departamento, realizam atividades como gerenciar o plano de carreira dos funcionários, podem determinar a política salarial, avaliar se há necessidade de contratar novos funcionários, elaborar estratégias para integrar os novos colaboradores a organização, e também é o departamento responsável por fazer o recrutamento e seleção de novas pessoas (decide quem a empresa vai contratar).

Além disso, é de responsabilidade do RH elaborar práticas para manter a realização pessoal dos trabalhadores, e criar um bom ambiente de trabalho, para que os funcionários continuem trabalhando na empresa.

 

Esse departamento também trata de coisas mais administrativas, fazem o controle de quando os funcionários podem tirar férias, quem tem direito a receber algum benefício, vale transporte e coisas do tipo.

 

Logística

O departamento de logística, também conhecido como Supply Chain, é responsável por fazer a gestão dos processos da empresa.

 

Esse departamento monitora e controla a compra de materiais, a entrada dos materiais na empresa, a transformação dessa matéria prima em produto, a distribuição dos produtos, o transporte e o armazenamento. O procedimento pode variar de acordo com a área que a empresa atua.

Mas, não são todas empresas que tem um departamento de logística, somente as que atuam em setores que é necessário.

 

Planejamento estratégico

Planejamento estratégico é um processo onde são definidos uma série de objetivos a serem alcançados por uma organização. Esses objetivos podem ser diversos, aumentar as vendas, diminuir custos, aumentar a produtividade etc.

Depois de definidas as metas, são traçadas estratégias para alcançá-las.

Para elaboração das estratégias, o administrador faz diversas análises e leva vários fatores em consideração, como quais os pontos fracos e fortes da empresa, como é o setor que está inserido, como é o perfil do cliente, e tudo que achar pertinente.

Normalmente, a formulação do planejamento estratégico é tarefa do presidente e dos diretores da empresa, mas todos os funcionários participam.

Para fazer essa atividade, é preciso ter um conhecimento muito amplo sobre o mercado e tudo que afeta a empresa.

 

 

Gestão de qualidade

O administrador que trabalha com gestão da qualidade está principalmente focado na qualidade da produção ou dos serviços de uma empresa.

 Auditoria

Examina se os processos administrativos estão sendo feitos da maneira correta, sem erros.

Falamos acima das principais atividades que há na maioria das empresas, mas o administrador pode se especializar e trabalhar em outras áreas, veja abaixo.

Fusões e Aquisições

Algumas empresas muito grandes tem um departamento que cuida somente de fusões e aquisições, que é referente a compra de outras empresas e empresas do mesmo setor.

 

O profissional que trabalha com essa área, precisa entender muito bem do setor que atua e como funciona o mercado.

 

Comércio Exterior

O administrador que trabalha com comércio exterior, trabalha em empresas que importam ou exportam produtos. Para isso é preciso conhecimento sobre diversos aspectos internacionais, sobre legislação internacional, operações de câmbio e coisas relacionadas.

 

Administração hospitalar

O administrador hospitalar, se especializa em gerenciamento de hospitais.

Poucas pessoas sabem, mas alguns presidentes de hospitais, não são médicos, e sim administradores, principalmente se for um hospital grande.

Para isso, o profissional precisa entender da área de saúde e do funcionamento de um hospital.

 

Administração hoteleira

Administração hoteleira é a área que estuda o gerenciamento de hotéis, as particularidades desse tipo de negócio.

O administrador que vai para área hoteleira, administra hotéis, resorts, pousadas, flats etc. Esse profissional coordena os serviços de acomodação, alimentação, lazer, e todos os serviços que são oferecidos nesses lugares.

 

Administração rural

O profissional que trabalha com administração rural, estuda especificamente, como gerenciar agroindústrias e empresas rurais.

 

Precisa entender muito bem sobre o funcionamento do agronegócio, e das particularidades desse tipo de negócio.

 

Administração Pública

A administração pública estuda como administrar recursos públicos. São conhecimentos muito importantes para quem vai trabalhar no setor público, principalmente se vai desempenhar um cargo de gestão, como prefeito, secretário, ministro, governador, coordenadores, gestores de empresas públicas etc.

O administrador público precisa entender muito bem como funciona o setor público, como é feita a tributação, as contas públicas, como os recursos são distribuídos, e tudo que é competente ao governo.

Esse profissional pode ser responsável por diferentes atividades, depende do cargo que irá desempenhar. Mas, como gestor público, uma das suas principais funções é elaborar e colocar em prática políticas públicas na área que trabalha.

 

Saiba mais sobre as profissões que o administrador público pode desempenhar em setor público.

 

Mercado financeiro

Outra área de atuação bastante comum aos administradores, é o mercado financeiro. O mercado financeiro é onde o dinheiro é negociado. Participam dele os agentes que precisam e que estão dispostos a emprestar dinheiro.

Uma pessoa física ou jurídica pode emprestar dinheiro para uma empresa ou instituição que esteja demandando, e receber uma remuneração por isso, é considerado um investimento. É possível emprestar dinheiro para empresas, bancos, governos, etc.

Quem trabalha no mercado financeiro, estuda como se dá essa relação, e como operar nele.

Fazem parte do mercado financeiro, os bancos, as corretoras de valores, agentes autônomos (que são os intermediários), além de pessoas e empresas (investidores).

O administrador pode trabalhar em todos esses lugares, realizando todo o tipo de transação financeira.

Para conseguir um emprego em qualquer uma dessas áreas, a melhor forma é que você procure trabalhar com o assunto o quanto antes, seja fazendo um estágio, ou uma pesquisa nessa área, ou até desenvolvendo atividades por conta própria.

Para saber mais informações sobre o mercado de trabalho em administração, clique aqui.