O arquiteto pode trabalhar em muitas áreas diferentes, veja abaixo as principais áreas de atuação desse profissional.

 

Arquitetura Industrial

A Arquitetura industrial trata de construções destinadas a acomodar processos produtivos. Ou seja, o arquiteto que trabalha nessa área faz projetos de fábricas e indústrias.

O arquiteto industrial deve se preocupar com os trabalhadores que irão utilizar esse espaço, ter cuidados com a ventilação, insolação e coisas do tipo. Também é importante levar em consideração a funcionalidade e o custo.

 

            Arquitetura de interiores

O arquiteto de interiores tem como foco a estética dos ambientes internos. Ele pensa na disposição dos móveis, nos espaços, na luminosidade, acústica, no tamanho do lugar etc.

Também pode desenhar móveis sob medida, ou escolher os móveis, e ajudar o cliente a comprar itens de decoração.

 

           

Arquitetura verde

A arquitetura verde não é exatamente uma área de atuação, é uma maneira de fazer arquitetura. Trata-se de um conjunto de práticas, conceitos e técnicas.

 

O objetivo é evitar danos desnecessários ao meio ambiente, como por exemplo, a redução de resíduos.

Na realização de um projeto arquitetônico, esse arquiteto procura otimizar recursos naturais, levando em consideração as condições do clima e os ecossistemas em volta.

 

Ele pode aproveitar a luminosidade natural e a ventilação, por exemplo, fazendo com que o lugar gaste menos energia. Também utilizam materiais ecológicos, entre outras medidas.

 

Paisagismo e ambiente

O arquiteto paisagista trabalha com o ambiente natural, se ocupa de espaços abertos, como praças, jardins, parques etc. Trabalha combinando elementos como pedras, madeiras e plantas.

Também pode se envolver com projetos relacionados a infraestrutura como gestão de águas pluviais e restauração ambiental.

 

Edificação e Construção

O arquiteto que trabalha com essa área se ocupa com projetos de edificações, que podem ser de várias áreas, na área hospitalar, de transporte, educação etc.

Nessa área, o arquiteto pode ter uma função mais parecida com a do engenheiro civil, acompanha obras, pode definir materiais e controlar prazos e custos.

  

Luminotécnica

Esse arquiteto realiza projetos de iluminação de grandes e pequenos espaços.

Para trabalhar nessa área é importante ter bons conhecimentos sobre lâmpadas, luminárias e entender que sensações determinada iluminação pode provocar nas pessoas.

Dificilmente um arquiteto presta somente esse serviço, normalmente trabalha com outros projetos e também com projetos de iluminação ao mesmo tempo.

 

 

Restauro de edifícios

Essa é uma área muito específica, esse arquiteto trabalha recuperando edifícios deteriorados, mas mantendo as características originais.

Normalmente os lugares que demandam esse serviço são de propriedade do governo, são patrimônios culturais, portanto, é mais comum encontrar esse profissional no setor público.

 

O concurso mais indicado para quem quer seguir essa carreira é o concurso do IPHAN.

O IPHAN é um instituto que tem como objetivo principal proteger o patrimônio histórico e artístico do país.

No último concurso do IPHAN o salário era de cerca de 3.500 reais, mas hoje deve estar mais alto.

Também é uma área bastante ligada a área acadêmica, muitos profissionais que trabalham com restauração são acadêmicos também.

 

Para trabalhar com isso o ideal é que faça pós-graduação em restauro de arquitetura.

 

Urbanismo

Nessa área o arquiteto trabalha com questões urbanas, sua principal atividade é resolver problemas.

Esse profissional pode realizar o planejamento de uma cidade, de um bairro e até de uma região. Seu trabalho engloba transporte, saneamento básico e toda a infraestrutura que é relacionada a cidade. Também tem que entender e saber lidar com a legislação.

O arquiteto que trabalha com urbanismo, trabalha no setor público. Para ter um cargo de gestão, em que possa fazer planejamento urbano, normalmente não terá por meio de concurso, e sim por indicação.

 

Secretários e ministros são indicados por prefeitos, governadores e o presidente.

Se você se interessa em seguir essa carreira, talvez seja necessário que tenha uma vida política, ou criar contatos nesse meio.

Mas esse arquiteto costuma ser um estudioso e segue a área acadêmica, a partir dai pode conseguir uma vaga no setor público.

Existem muitos concursos para arquitetos, em prefeituras e secretarias que tratam dessas questões, mas dificilmente um cargo de gestão.

Saiba mais sobre quais tipos de funções que o arquiteto pode ter no setor público e em outros setores aqui.

 

Comunicação Visual

O arquiteto que trabalha com comunicação visual expressa a identidade de um lugar através da arquitetura. Traduz a personalidade de uma empresa através de elementos visuais.

A comunicação visual é uma fusão entre arquitetura e marketing. Esse arquiteto normalmente é contratado por grandes empresas que se preocupam com sua imagem e como o público enxerga seu negócio.

Também é um serviço bastante procurado por lojas, o visual da loja é muito importante para vendas, inclusive, para atrair o público alvo correto.

 

Se você já tem interesse por alguma área em particular, a melhor maneira é procurar um estágio ou um emprego enquanto ainda estiver na faculdade em lugares que trabalhem com essa área.

 

Procure por informações e aproveite seus professores, não se limite ao estágio, se tiver oportunidade faça outras atividades relacionadas a área que te interessa.

 

Se você quer trabalhar com arquitetura industrial, procure por eventos a esse respeito, faça um projeto de iniciação científica com esse assunto, procure por um professor que trata dessa área e converse com ele. O mesmo vale para as outras áreas

Para saber sobre o mercado de trabalho em arquitetura aqui.

Veja também sobre o curso de arquitetura.

O que o arquiteto pode fazer?