Áreas de Atuação em Direito

As principais áreas de atuação no direito são:

 

-Arbitragem Internacional

-Direito Civil 

-Direito Administrativo

-Direito Ambiental

-Direito Empresarial

-Direito da Informática

-Direito do Consumidor

-Direito Trabalhista

-Direito Criminal

-Direito Tributário

-Direito Eleitoral

- Direito Internacional

 

 Saiba mais sobre cada uma abaixo.

Arbitragem internacional

 

A Arbitragem é uma maneira alternativa de resolver conflitos relacionados a questões internacionais, uma espécie de justiça privada.

 

Ao invés de um juiz em um tribunal, é escolhido um árbitro privado que dará a sentença. Essa prática é muito utilizada no comércio internacional.

O árbitro não é exatamente uma profissão, normalmente ele é uma pessoa de confiança, que é escolhida por ambas as partes.

Para ser árbitro, não é preciso fazer parte de nenhuma instituição, nem ter nenhuma formação específica.

Mas existe curso de formação de árbitros para quem deseja se tornar um. Também há lugares que possuem um corpo de árbitros.

Direito civil

O direito civil são as normas jurídicas que regulam as relações entre as pessoas.

O advogado que escolhe trabalhar com essa área, trata de situações como relações patrimoniais, indenizações, danos morais, divórcio, adoção, inventários, e coisas do gênero.

Direito administrativo

Direito administrativo refere-se a administração pública e seus integrantes. Estuda quais são as normas jurídicas e como é organizado o setor público.

Essa é uma área bastante cobrada em concursos públicos, e muito voltada para quem deseja seguir carreira pública.

O advogado que escolhe essa área, trabalha com assuntos como defesa do patrimônio público, cassação de mandato etc. 

 

Pode também, prestar assessoria a entidades públicas na elaboração de projetos de lei, licitações e tudo que envolva administração pública.

Apesar de ser uma área voltada para a carreira pública, há escritórios de advocacia que trabalham com esse assunto.

Direito ambiental

Direito ambiental refere-se as normas jurídicas relacionadas a proteção do meio ambiente. Costuma ter uma ação preventiva (trabalha para que o dano não aconteça).

O advogado ambientalista normalmente trabalha longe dos tribunais, dentre as atividades realizadas por esse profissional estão:

 

Acompanhar processos de licenciamento e infrações ambientais, auxiliar na elaboração de projetos, e  prestar consultoria a organizações e empresas, para se adequarem a legislação ambiental. 

Mas também podem participar de processos judiciais que estejam relacionados a legislação ambiental.

 

Esse profissional trabalha principalmente junto a órgãos ambientais e secretarias, em empresas de consultoria e que fornecem certificação ambiental.

Ainda há poucos advogados que escolhem ir para essa área, mas é muito promissora.

Direito comercial/empresarial

Direito comercial são as normas que regulam atividades de natureza econômica, pode ser chamado também de direito empresarial.

O profissional que seguir essa área irá trabalhar com contratos comerciais, títulos de crédito, processos de fusões e aquisições, propriedade intelectual, adequação de um negócio às normas e leis que o regem, e outros assuntos relacionados a área empresarial.

Esse advogado trabalha no setor privado, tanto em escritórios de advocacia, prestando serviços a empresas, como em empresas de qualquer outro ramo, no departamento jurídico (normalmente atua em grandes empresas).

Além do conhecimento jurídico, é importante que o profissional tenha conhecimento na área em que a empresa atua.

Direito da informática

O direito da informática estuda os aspectos jurídicos relacionados ao uso de computadores. Essa é uma área nova, que possui poucos profissionais no ramo, mas que tem um potencial de crescimento muito grande.

Esse profissional trata principalmente de casos relacionados a violação de privacidade na internet, mas pode atuar também com proteção de domínios, orientações legais para e-commerce (lojas virtuais), cibercrimes e fraudes eletrônicas.

Direito do consumidor

O profissional que trabalha com direito do consumidor trata de resolver conflitos em que um consumidor foi lesado de alguma forma.

 

Lida com situações relacionadas a defeitos nos produtos, cobranças e indenizações, inscrição indevida em cadastro de inadimplentes, e outras situações relacionadas.

Direito trabalhista

Direito trabalhista, é o ramo do direito que trata das relações de trabalho.

 

O advogado que trabalha nessa área, trabalha principalmente resolvendo conflitos entre trabalhador e empregador, como acidentes de trabalho, demissão sem causa justa, danos morais, e tudo que envolve a relação trabalhista.

 

Direito penal ou criminal

O direito penal é o mais conhecido pelas pessoas. Ele estuda as normas jurídicas que se referem a delitos (crimes) e punição para eles.

 

O advogado criminal irá lidar com crimes de todos os tipos, como roubos, assassinatos, fraudes, etc.

Direito tributário

O direito tributário refere-se ao estudo das leis que especificam como os tributos serão cobrados do cidadão.

 

Esta é uma área que oferece salários particularmente atrativos.

 

Normalmente o advogado tributarista realiza fiscalização e auxilia empresas no planejamento tributário (auxilia a empresa a pagar menos tributos possível), costuma trabalhar muito próximo aos contadores.

Direito eleitoral

O direito eleitoral estuda os sistemas eleitorais, os direitos e deveres dos cidadãos e o processo eleitoral.

 

O advogado que decide seguir essa área vai trabalhar com assuntos relacionados a:

 

acompanhamento de julgamentos por comissões parlamentares de inquérito (CPIs), ações de cassação de mandato de políticos, propaganda eleitoral, licitações e contratos administrativos.

 

Também pode prestar assessoria a prefeituras, ocupantes de cargos públicos e partidos políticos.

Direito internacional

O direito internacional refere-se as normas e as regras que regulam as relações externas.

 

Dentro de um país, a sociedade segue as regras impostas pelo seu governo, mas internacionalmente não há uma autoridade como o governo. Por isso é preciso que haja um sistema jurídico que regule as relações entre países, o direito internacional.

O profissional que escolhe essa área, pode trabalhar com quaisquer situações em que seja necessário cooperação jurídica internacional, tanto na área pública, como na área privada.

 

Pode atuar prestando assessoria a estrangeiros que estão trabalhando em outro país, a empresas que tenham comércio com o exterior, em negociações, na elaboração de contratos internacionais e intermediação de negócios internacionais. 

 

Quem segue essa área estuda as legislações de diferentes países e como funcionam as organizações internacionais.

Veja onde o advogado pode trabalhar.