O que o engenheiro pode fazer?

Apesar de ser uma profissão bem popular, o engenheiro civil possui um campo de atuação que não é muito conhecido, pode trabalhar realizando diversas atividades diferentes.

Segue abaixo as principais áreas que pode trabalhar.

 

Construção urbana

Nesta área o engenheiro tem a missão de integrar diversos setores de infraestrutura das cidades. Ele trabalha com construções de prédios, shoppings, estádios esportivos, mas também com drenagem, esgoto, transporte etc.

Para trabalhar com construção urbana é preciso ter conhecimento em diversas áreas, saneamento, geotecnia e tudo que possa fazer parte de uma obra urbana.

O engenheiro que trabalha com essa área pode interferir na infraestrutura da cidade, e transformá-la em um lugar melhor para viver.

 

Estruturas e fundações

 

Essa área trabalha especificamente com fundações e estruturas. As fundações são o alicerce da obra, é aquilo que vai absorver toda a carga da construção.

Os engenheiros especialistas em fundações ficam responsáveis por essa parte em uma construção, fazem cálculos e utilizam vários critérios para determinar como deve ser construída a estrutura e qual o melhor tipo dependendo de como será a obra.

 

Gerência de recursos prediais

Essa não é uma área muito conhecida, pois não é exatamente o que as pessoas imaginam que um engenheiro civil faça.  

Esse profissional realiza diversas atividades, cuida de contratos de luz, lida com empresas de manutenção de condomínio, inspeciona instalações hidráulicas, entre outras.

Ele faz a intermediação com as prestadoras de serviço, para isso é necessário conhecer cada detalhe da infraestrutura.

Normalmente quem desempenha essa função trabalha em edifícios de alto padrão, em condomínios residenciais, no mercado hoteleiro, e instituições bancárias.

 

Para exercer essa função, além da engenharia, é importante ter bons conhecimentos administrativos e financeiros.

 

Infraestrutura e transporte 

 

O engenheiro que trabalha com infraestrutura e transporte, projeta e constrói obras com grande infraestrutura ligadas a transporte, como rodovias, ferrovias, viadutos, metrôs, etc.

 

É uma área bastante ampla, o profissional que trabalha com infraestrutura e transporte pode realizar atividades bem diferentes. 

 

Além de participar diretamente das construções, o engenheiro pode trabalhar planejando sistemas de transporte, fazendo agestão de portos, aeroportos e ferrovias, criar projetos e até políticas (dependendo do cargo), visando o melhoramento do tráfego (como diminuir congestionamentos, por exemplo).

Para trabalhar com tráfego é preciso passar por um concurso municipal, como na companhia de engenharia de tráfego ou na secretaria de trânsito.

 

Solo e geotecnia

Este engenheiro trabalha com mecânica do solo, com escavações e obras que envolvam movimentações de terras, como barragens, estabilidade de taludes e sistemas de informação geográfica.

É preciso um conhecimento bem específico para realizar esse tipo de obra. Normalmente são obras ligadas a área de transporte.

 

Materiais de construção

O engenheiro pode se especializar em materiais de construção, estudar sua composição, aplicações e procurar novas tecnologias.

Quem segue essa área trabalha em laboratórios, realizando testes de qualidades em materiais que serão utilizados em obras.

Há empresas que prestam esse tipo de serviço, o cliente informa o tipo do projeto, e envia os materiais para serem testados.

Também é bastante comum que o profissional que trabalha com esse assunto seja pesquisador.

 

Cálculo estrutural

Nessa área o engenheiro normalmente trabalha dentro de um escritório. Ele realiza cálculos para determinar como será construída uma estrutura, para que ela suporte o peso da construção, ou como realizar  testes para certificar que os materiais utilizados são resistentes.

Realiza os cálculos necessários para garantir a qualidade e segurança da construção.

 

 Saneamento

O engenheiro que trabalha com saneamento, trabalha principalmente com obras relacionadas a água, como projetos de saneamento básico, saneamento geral, com sistemas de abastecimento de água, sistemas de tratamento e gerenciamento do lixo urbano.

É um conhecimento importante para quem quer trabalhar com construção urbana. É uma área bastante ligada ao setor público.

 

Hidráulica

Essa área trabalha com obras portuárias, energéticas de controle de enchentes, sistemas de irrigação, canais, etc. 

 

 

Além das atividades descritas acima, é muito comum que o engenheiro civil realize tarefas administrativas e de gestão no seu dia a dia.

Veja também onde o engenheiro civil pode trabalhar.