O que um sociólogo pode fazer?

O sociólogo tem um grande campo de atuação. Podemos dividir esses campos entre sociologia geral e  particulares.

As 3 principais áreas da sociologia geral são: Sociologia, Ciência Política e Antropologia.

Antropologia

A antropologia é o estudo do homem, estuda as sociedades sob o aspecto cultural, o comportamento do homem na sociedade, e o produto dessa interação, como a religião, o idioma, a arte produzida em um período, etc.

Dentro da antropologia há diversas áreas de pesquisa, uma delas, inclusive, é a arqueologia

 

Os antropólogos podem estudar diversos assuntos, exemplos desses assuntos são:

 

Estudos de gênero, identidades culturais, grupos de imigrantes, o impacto que fatores externos podem ter na vida em sociedade, como a tecnologia. O papel de determinada população no processo de desenvolvimento econômico, as formas de comunicação (a língua), entre muitas outras coisas.

Sociologia

A sociologia investiga como se dá e como se desenvolve as relações sociais entre indivíduos. Ela estuda os diferentes tipos de interação humana, como as relações que o homem tem na família, no trabalho, na religião, etc.

O campo de pesquisa para esse profissional é muito vasto, estuda assuntos relativos a classes sociais, preconceito (racial, de gênero, etc), as condições de trabalho, e muitos outros.

Ciências políticas

A ciência política estuda as estruturas de poder, as instituições, como empresas, sindicatos, igrejas e como é estruturado o Estado.

 

Quem faz estudos nessa área analisa o comportamento político e as disputas de poder.

 

 

 

Além dessas áreas, há na sociologia, áreas particulares, que costumam ser ofertadas como optativas no curso, saiba mais abaixo:

Sociologia ambiental 

É um ramo da sociologia que estuda e discute as interações sociais entre os seres humanos e o ambiente. Essa área se aplica a um dos maiores problemas do mundo, a degradação ambiental.

A sociologia ambiental é uma área muito ampla, estuda problemas ambientais, como poluição, espécies em extinção e aquecimento global.

Mas também, atitudes e valores humanos para com o ambiente. Problemas como miséria e preconceito, são resultado da relação homem e ambiente. 

 

Essa área é muito importante para a melhoria da relação do homem com o ambiente em que vive.

Sociologia das organizações

Essa área estuda as relações sociais nas empresas, fundações, órgãos públicos, e organizações no geral.

É uma área bastante relacionada com recursos humanos e com o ambiente organizacional. Estuda os aspectos do desenvolvimento das organizações, e os fenômenos que ocorrem nelas.

Sociologia do Conhecimento

A sociologia do conhecimento, estuda as relações sociais relacionadas a produção de conhecimento, e os fatores sociais que influenciam na produção intelectual.

Essa área investiga, por exemplo, se em períodos diferentes da nossa história o que foi produzido (literatura, música, etc) pode ter sido influenciado pelo pensamento da época que foram realizados. 

 

Se foram alvo de interesse políticos e ideológicos, e como tudo isso impacta no nosso conhecimento.

 

Sociologia Econômica

É o ramo da sociologia que discute as relações sociais dentro da economia. Faz oposição à ideia de que os seres econômicos são racionais e tomam decisões de consumo racionais.

Também procura entender como acontecem os fenômenos econômicos.

 

Sociologia da Educação

A sociologia da educação estuda os processos sociais do ensino e da aprendizagem, e as relações sociais que interferem no desenvolvimento do indivíduo.

Como a educação acontece no contexto de sociedade, e como diferentes culturas educam seus indivíduos. Estuda também a identidade social que os indivíduos formam através do aprendizado, a questão da moral no ambiente escolar e as relações sociais que acontecem na escola.

As pesquisas nessa área tem potencial de responder perguntas sobre grandes problemas na educação, o sociólogo pode trabalhar com assuntos como:

 

O que faz um aluno se sentir estimulado a aprender? Porque há desigualdades escolares? Como o ambiente social interfere na aprendizagem do aluno?

 

Sociologia das histórias em quadrinho

Apesar de parecer bastante improvável, existem estudiosos que publicam estudos sociais a respeito de histórias em quadrinhos.

Essa área estuda os elementos culturais da história e o impacto que ela pode ter no leitor. 

 

Mas ainda é bastante incomum um sociólogo seguir essa área de atuação, os estudos ainda são muito poucos.

 

Sociologia Jurídica

Sociologia jurídica nada mais é do que sociologia aplicada ao direito. Estuda a organização das instituições jurídicas, as maneiras de controle social que são empregadas, a relação entre o direito, a sociedade e as mudanças sociais.

Essa área faz questionamentos a cerca da eficácia das leis na sociedade e discute assuntos como pena de morte e aborto.

 

Sociologia da Religião

É uma área da sociologia que busca estudar as relações entre religião e sociedade. Procura compreender o que é considerado sagrado e o que é considerado profano. E o papel que a religião exerce na vida social.

 

Sociologia do Esporte

A sociologia do esporte analisa o fenômeno esportivo enquanto fenômeno social. O esporte é uma representação social muito relevante, através dele podemos perceber as características de determinada cultura.

 

Sociologia da Saúde

Estuda as relações sociais relacionadas com a saúde, o comportamento de indivíduos e grupos, na saúde e na doença. Pesquisam a respeito da complexidade do atendimento aos doentes.

Profissionais que trabalham na saúde podem ser muito beneficiados com esses estudos.

 

Sociologia Rural

É o estudo das relações sociais na área rural. Como são as relações sociais de pessoas que moram longe de grandes centros e de grande atividade econômica.

Os estudos nessa área falam sobre agronegócio e o impacto de grandes empresas em pequenas comunidades rurais, migração rural e padrões demográficos. 

 

Além de toda a dinâmica social que acontece na zona rural, cultura, conflitos, competição, etc.

 

Sociologia Urbana

A sociologia urbana é o contrário da sociologia rural, ela estuda as relações sociais nos grandes centros, em lugares com grande atividade econômica.

Essa área realiza estudos sobre as cidades, a dinâmica social da cidade. Como se dá a movimentação das pessoas para a cidade, os núcleos pobres e os núcleos ricos.

Sociologia da violência

A sociologia da violência estuda os aspectos sociais da violência e da criminalidade. Estuda as relações entre as estruturas sociais e a violência, questões culturais e os fatores sociais ligados a ela.

 

Sociologia da linguagem

É uma junção da sociologia e da linguagem. A comunicação é um ato social, portanto é objeto de estudo da sociologia, que avalia a relação entre a língua e a sociedade.

 

 

 

Saiba mais sobre sociologia aqui.