Arqueólogo

O arqueólogo é um profissional cujo objetivo é entender como era a vida antigamente, como ela se originou, se formou, e como tudo isso está ligado a nossa sociedade, para isso realiza um trabalho de investigação. 

 

Procura entender como viviam as civilizações antigas, como eram suas culturas, o que comiam, no que acreditavam, como eram suas tecnologias, entre outras coisas.

 

Para responder a essas questões, o arqueólogo analisa vestígios de materiais, como objetos antigos, esqueletos encontrados no solo, marcas de ocupação de território, além de pinturas rupestres e escrituras.

 

É um profissional multidisciplinar, que precisa ter conhecimento sobre geografia, biologia, mas acima de tudo em ciências humanas, pois seu objetivo não é só entender as civilizações antigas, mas através disso, diversos aspectos da humanidade.

Apesar de empolgante, essa profissão não é nada fácil, o arqueólogo precisa estudar assuntos muito diferentes entre si e achar a correlação entre eles.

 

Além do esforço mental, essa profissão demanda esforço físico também, esse profissional passa muito tempo ao ar livre com a “mão na massa” e muitas vezes há muito trabalho para poucos resultados.

O arqueólogo pode trabalhar com vários assuntos diferentes, segue abaixo alguns exemplos. 

 

-Sociedades muito antigas (como o antigo Egito, os Maias, etc).

 

-Símbolos (a fim de interpretar o que significa as representações simbólicas que são encontradas nos sítios arqueológicos). 

 

-Arqueologia subaquática (para encontrar vestígios que estejam no mar e em outros ambientes que haja água).

 

-Geoarqueologia (que estuda como se formam os sítios arqueológicos, entre outras coisas).

 

-Arqueologia urbana  (a fim de realizar escavações e encontrar vestígios dentro das cidades).

 

-O homem e sua evolução, desde a pré-história. 

A arqueologia já fez importantes descobertas, hoje sabemos que existiram civilizações como os Maias, Astecas e Incas; que os humanos habitam esse planeta a pelo menos 3,2 milhões de anos, que a África é o berço da humanidade, e muitas outras.

 

Infelizmente aqui no Brasil, não há registros de civilizações antigas tão complexas como os Maias. Mas é considerado um fato que sociedades pré históricas habitaram o Brasil, e há muitos sítios arqueológicos no nosso país.

Veja também sobre o curso de arqueologia.