O arquiteto é um profissional que planeja, projeta e transforma espaços urbanos, como casas, prédios, lojas, shoppings, estádios de futebol, e até jardins. Ou seja, tudo que há em uma cidade. 

 

Todos os lugares que você frequenta, sua escola, faculdade, trabalho, hospital, igreja, são do jeito que são, porque um arquiteto projetou daquela maneira. 

O ambiente pode ter um grande impacto na vida das pessoas. É possível sentir a energia de um lugar pela maneira que é apresentado, se é aconchegante, alegre, sombrio etc. 

O arquiteto tem o poder de melhorar a qualidade de vida das pessoas, melhorando o ambiente em que vivem.  

 

Como é o curso de arquitetura?

O curso de arquitetura é um dos cursos mais procurados pelas pessoas, tem uma das maiores concorrências no vestibular, normalmente perde somente para medicina.

O curso de arquitetura é bastante amplo e multidisciplinar, com matérias das áreas de humanas e exatas. É um curso com muito cálculo, mas também muito relacionado a arte.

No início, as matérias são mais introdutórias e há um foco maior em arte e desenho, mais para frente, são tratados assuntos mais específicos, mais relacionados a arquitetura, e também há muitas atividades práticas.

Dentre as matérias vista nesse curso estão: desenho artístico, gestão de projetos, história da arquitetura, planejamento urbano, infraestruturas, desenho técnico, cálculo e muitos outros.

Uma opção para quem não tem certeza se quer fazer arquitetura, é o curso técnico em edificações. 

Nesse curso você verá um pouco de como será seu trabalho na prática, também  vai adquirir muita experiência, o curso de arquitetura será mais fácil da visualizar, e você terá mais facilidade para conseguir um estágio quando estiver na faculdade.

 

Falamos sobre ele aqui.

O curso de arquitetura dura em média de 4 anos, e na maioria das faculdades, ele é ofertado no período integral.  

Em faculdades particulares é mais comum encontrar o curso de arquitetura no turno noturno e matutino, na maioria das faculdades públicas o curso é integral.

Mas, mesmo no período integral, dificilmente o estudante passa o dia todo na faculdade, as aulas costumam ser espaçadas,  pode ter uma aula às 9 da manhã, depois às 11, outra às 2 horas da tarde e depois ás 4 horas. 

A grande vantagem de fazer um curso de meio período é que você terá horários mais flexíveis para estagiar (além do estágio obrigatório). E se você não pode deixar de ter um emprego para se dedicar completamente aos estudos, pode continuar trabalhando e estudar a noite.

 

 

Estágio

No curso de arquitetura o estágio é obrigatório e supervisionado por um professor, normalmente acontece no final do curso. Mas o aluno pode e deve procurar por estágios sem ser o obrigatório.

As atividades realizadas pelos estudantes dependem do lugar que irão trabalhar. Em escritórios de arquitetura a atividade mais comum para estagiários é elaborar desenhos dos projetos de arquitetura, o que normalmente o arquiteto do escritório não tem tempo de fazer.

Algumas vezes, os estagiários acabam fazendo atividades mais administrativas, como auxiliar na elaboração de orçamentos e até entrar em contato com fornecedores. Mas no geral, vai auxiliar o arquiteto no que ele precisar.

Apesar dos estágios não pedirem experiência (mas muitas vagas costumam dar preferência para quem tem), é importante que o estudante tenha alguns conhecimentos básicos, como em pacote office e em inglês.

Além disso, no caso dos estagiários de arquitetura, é interessante que tenham conhecimentos em programas específicos de arquitetura, como o AutoCAD (software de desenho), BIM (software usado para demonstrar o ciclo de vida de uma construção) e Maquete Eletrônica (simula como o empreendimento vai ficar).

Portanto, antes de procurar estágio procure adquirir conhecimentos básicos nessas coisas.

 

A remuneração do estagiário é bastante variável, em grandes empresas os salários costumam ser mais altos.

 

Há muitas vagas de estágio para estudantes de arquitetura, a grande maioria delas estão concentradas em grandes cidades, segue abaixo sites que divulgam vagas de estágio.

ciee.org.br

portaldaindustria.com.br/iel

nube.com.br

estagionet.com.br

saee.com.br

Em empresas grandes é comum que os candidatos a estagiário passem por um processo de trainee.

Se estiver difícil encontrar uma vaga de estágio, não se limite em olhar as vagas que são anunciadas, vá até escritórios de arquitetura que tem na sua cidade e se ofereça para estagiar, envie currículos para empresas mesmo que não estejam contratando. 

 

E se você se candidatar para uma vaga procure saber a respeito da empresa que pretende trabalhar.

 

Saiba mais informações a respeito do mercado de trabalho em arquitetura aqui.

 

Qual a diferença entre Arquitetura e Engenharia civil?

Essa é uma grande dúvida das pessoas, principalmente de quem está indeciso entre essas duas profissões.

 

O arquiteto é o planejador, ele elabora um projeto e leva em consideração conforto, iluminação, decoração etc. Se preocupa principalmente com o ser humano que vai habitar aquele lugar.

Já o engenheiro é o profissional que coloca o projeto do arquiteto em prática, ele se preocupa com a obra, para que ela seja segura e de qualidade.

 

Eu já preciso saber desenhar?

Uma outra grande dúvida das pessoas, é se já é preciso saber desenhar antes de entrar na faculdade de arquitetura.

 

Isso não é um requisito para o curso, durante a faculdade você terá matérias que te farão praticar desenho, mas é preciso ter uma noção, e gostar de desenhar. Depois de formado saber desenhar é uma exigência.

Veja também onde o arquiteto pode trabalhar.

Arquitetura