O que um biólogo pode fazer?

O biólogo pode trabalhar com diversos assuntos, abaixo estão listados os principais.

 

Botânica

A botânica estuda plantas e algas, seu crescimento, evolução, metabolismo e doenças.

Os estudos nessa área podem trazer muitos benefícios. A partir do entendimento das características das plantas, é possível identificar substâncias que são usadas em remédios, conhecer melhor os alimentos e seus nutrientes, entre muitas outras coisas.

Zoologia

A zoologia estuda os animais, e tudo que diz respeito a eles, sua anatomia, evolução, comportamento, as relações em grupo e a relação com o meio ambiente.

Os estudos em zoologia já trouxeram muitos avanços na área da saúde, como criação de soros e remédios, além de possibilitar o entendimento de diversas doenças. Também contribuiu para o avanço da agropecuária e da indústria.

Ecologia

A ecologia estuda como funcionam os ecossistemas, ou seja, as relações entre os seres vivos com o meio ambiente, o equilíbrio e a harmonia da natureza.

 

O estudo dos ecossistemas é mais complexo do que se imagina, se um pequeno componente fica fora do lugar todo o equilíbrio pode ser afetado,e pode acontecer várias reações.

Por exemplo, se houver um aumento da temperatura do mar, mesmo que ligeiramente, isso pode matar uma espécie de alga, que pode ser alimento para um animal. Esse animal, por sua vez, pode ser alimento de outro animal, e com apenas esse pequeno aumento da temperatura, toda uma cadeia alimentar pode mudar.

Quando estudamos ecologia, podemos entender como ocorrem as interações na natureza, e saber quais ações humanas são danosas ao meio ambiente.

Genética

De maneira bem simples, podemos dizer que a genética é o estudo da hereditariedade, ou seja, de como as características são passadas de pai para filho.

Os estudos em genética já trouxeram e tem o potencial de trazer muitos benefícios para o ser humano, hoje, graças a ela, sabe-se a probabilidade de uma pessoa nascer com alguma doença genética.

 

Os estudos nessa área também possibilitam a criação de alimentos que sejam mais resistentes a pragas, dentre muitos outros benefícios.

Biotecnologia

A biotecnologia é a junção de biologia com tecnologia. Utiliza os conhecimentos da biologia para criar tecnologias e solucionar problemas, ou criar produtos. É especialmente utilizada na medicina e na indústria farmacêutica. 

Essa área pode estar tanto relacionada com coisas simples e que são comumente usadas, como insulina e alimentos fermentados (iogurte, vinho, etc) e em assuntos mais complexos, como melhoramento genético.

Evolução

A evolução é o processo pelo qual ocorre mudanças “adaptativas” nos seres ao longo do tempo. É uma alteração genética, que acontece através da seleção natural, onde características que favorecem a sobrevivência se tornam predominantes em uma população.

Esse assunto está diretamente relacionado a maneira como o ser humano se originou e evoluiu, como chegamos a ser ao que somos hoje e o que podemos nos tornar.

O biólogo que trabalha nessa área trabalha principalmente com pesquisas.

Etologia

A etologia estuda o comportamento animal, os padrões de comportamento específico que cada espécie possui, como interagem entre si, como interagem com  o meio em que vivem, como se comportam em questões de disputas de território e acasalamento, e outras situações.

Os conhecimentos dessa área são importantes para entender mais sobre os animais e para melhorar seu bem estar, como por exemplo, melhorar o ambiente de animais que vivem em cativeiro.

 

Falamos somente dos principais assuntos, existem várias outras áreas da biologia, principalmente relacionadas a outras ciências, como a biofísica (junção de biologia com física), bioquímica (junção de biologia com química), a paleobiologia (estudo da vida no passado muito antigo, por meio de fósseis), bioinformática (estudo de técnicas para analisar dados biológicos), astrobiologia (junção de astronomia com biologia), e outras matérias mais específicas, como microbiologia (estudo de microrganismos).

Não é necessário que o biólogo escolha apenas um dos assuntos da biologia para seguir, isso seria até difícil de fazer. 

 

As áreas da biologia se misturam e é possível, por exemplo, ser um botânico que estuda a genética das plantas.

Veja também sobre o mercado de trabalho para o biólogo.