Ciência da Computação

A computação é uma ciência que estuda técnicas para automatização de processos (atividades que são feitas por homens passam a serem feitas por máquinas), com o objetivo de encontrar soluções para problemas ou melhorar algum procedimento.

 

Ou seja, estuda como as máquinas podem trabalhar ao nosso favor, para obter resultados mais eficientes.

 

Muita gente acha que o estudo em ciência da computação se restringe a programação e softwares, mas isso não é verdade, essa área pode ser aplicada em praticamente tudo.

 

A ciência da computação surgiu com a necessidade de criar ferramentas para executar atividades com mais eficiência. 

 

A primeira ferramenta da computação foi o ábaco, ele era utilizado para a realização de contas e manter registros. Hoje a principal ferramenta da ciência da computação é o computador.

 

Nem é preciso dizer que o impacto do surgimento do computador foi imenso, hoje todos usam o computador para realizar uma infinidade de tarefas.

 

Graças a ele  podemos realizar tarefas de maneira mais produtiva e nos comunicar mais facilmente.

 

A ciência da computação está diretamente relacionada com a revolução digital e com o início da Era Informacional.

Como é o curso de ciência da  computação?

 

O curso de ciência da computação é bastante prático e voltado para a área de exatas. 

 

Grande parte das matérias são relacionadas com matemática e linguagens de programação, além de física, cálculo e disciplinas que discutem a interação entre o homem, a sociedade e o computador.

Durante o curso, o aluno vai aprender a projetar, desenvolver e operar softwares, que é o que torna possível o uso dos computadores. 

 

Também terá domínio sobre diversos campos da informática, como engenharia de software, sistemas de computação, computação aplicada e otimização, processamento de dados e desenvolvimento de linguagem de programação.

É um curso ideal para quem é curioso e se interessa por criação e tecnologia. 

Comparando com outros cursos, no curso de ciência da computação não há um grande distanciamento entre teoria e prática, assim os conhecimentos acadêmicos não estão tão distantes do mercado de trabalho. 

A grande maioria dos cursos de ciência da computação são integrais e tem duração média de 5 anos.

 

Estágio 

Mesmo faltando profissionais no mercado com esse conhecimento, o estágio ajuda muito a ter uma boa colocação no mercado de trabalho.

Os estagiários em ciência da computação podem realizar diversas atividades, depende da área e onde irão atuar.

 

As áreas de suporte, desenvolvimento de sistemas e programação costumam demandar um grande número de estagiários. 

 

Na maioria das faculdades há estágio supervisionado e obrigatório, você pode verificar isso e várias outras informações, olhando a grade curricular do curso.

 

Dê preferência para faculdades em que o estágio seja obrigatório, assim você tem certeza que terá a supervisão de alguém em algum momento.

 

Mas o estudante pode e deve fazer além do obrigatório, por conta própria.  Segue abaixo alguns sites que publicam vagas de estágio:

 

ciee.org.br

iel.org.br

nube.com.br

estagiarios.com

estagionet.com.br

saee.com.br

 

Veja também onde o cientista da computação pode trabalhar.