Como é o curso de astronomia?

Astronomia não é um curso muito popular, na verdade, existem pouquíssimos astrônomos no Brasil. A concorrência no vestibular é bem baixa, mas o curso está longe de ser fácil. 

 

É muito comum as pessoas terem uma ideia errada sobre o que se estuda nesse curso. Cria-se a expectativa de que durante a faculdade de astronomia o aluno passa o tempo todo em um telescópio observando o céu, mas não é bem isso que acontece.

Nesse curso você vai sim entender melhor como funcionam os astros, mas irá estudar principalmente matemática, física e computação, que serão utilizado como base e instrumentos para qualquer linha de pesquisa. 

 

É um curso completamente voltado para o profissional que vai ser pesquisador (na verdade, praticamente não há outra opção),  pode-se dizer que 80% do curso é sobre as matérias citadas acima, com o intuito de utilizar o conhecimento aprendido como instrumento para chegar em um resultado.

 

Se não quiser seguir carreira profissional e descobrir que simplesmente gosta do tema, a astronomia é um dos poucos cursos em que amadores são muito bem vindos, saiba mais aqui.

No Brasil há somente duas universidades que possuem graduação em astronomia, elas são a USP e a UFRJ. A UFRGS  possui um curso de graduação de física com habilitação para astrofísica, e a UFS habilitação em astronomia.

 

Mas, é muito comum que astrônomos profissionais não façam graduação em astronomia, normalmente fazem faculdade de física e depois uma especialização em astronomia (o que pode ser mais vantajoso, pois as possibilidades de atuação são maiores para um físico do que para um astrônomo.)

 

As seguintes instituições possuem astrônomos em seu corpo docente, se você tiver intenção de ser astrônomo e for fazer faculdade de física, pode dar preferência por essas universidades:

USP - UFRGS - UNESP - UFMG -  UFRJ - UFSM - UFRN - UERJ - UFF - UFV - UEL - UFSC - UFES - UFPR  -UFS. O INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) e LNA (Laboratório Nacional de Astrofísica) oferecem pós graduação em diversas áreas de astronomia.

Veja também como ser astronauta.