Como é o curso de biologia

O curso de biologia é um curso muito amplo, com matérias bastante diversas. O estudante tem aulas de genética, botânica, ecologia, zoologia, anatomia, bioquímica, microbiologia, e outras matérias relacionadas.

Também terá aulas que não são diretamente ligadas a biologia, principalmente na área de exatas, como matemática, estatística e química. Essas matérias servem de instrumento para realizar estudos em biologia.

O curso de biologia é bastante parecido em todas as faculdades onde é ofertado.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Apesar disso, é importante verificar o programa e a grade do curso no site das faculdades que te interessarem, pois algumas ofertam matérias com ênfase em determinadas áreas.

Em alguns cursos, o foco é mais voltado para o meio ambiente, e em outros para a área de biotecnologia.

Bacharel x Licenciatura

 

Há duas opções para cursar biologia, na modalidade de licenciatura e bacharel.

No curso de licenciatura, o aluno é formado especialmente para dar aulas em escolas.

 

Durante a faculdade tem algumas matérias que não são ofertadas no bacharel, principalmente relacionadas a técnicas pedagógicas, e o estágio é obrigatório (em escolas).

Já o bacharel é voltado para quem não quer trabalhar em escolas, e pretende trabalhar com pesquisa, no setor público ou em empresas.

Nessa modalidade, as aulas são um pouco mais aprofundadas, e há conteúdos que não são ofertados na licenciatura.

Apesar da diferença, fazer um curso de licenciatura não te impede de seguir carreira acadêmica, realizar pesquisas e dar aulas em universidades.

 

E se a carga horária do curso for complementada com a realização de mais matérias do que é obrigatório é possível atuar em atividades que um bacharel faria em uma empresa (isso é necessário porque o curso de licenciatura tem uma carga horária menor que o bacharel).

O curso de bacharel também não impede de dar aulas em escolas, muitos professores são bacharéis, e não licenciados em biologia.

Veja também as áreas de trabalho do biólogo.