Como é o curso de filosofia?

O desejo de cursar filosofia é bastante comum, isso acontece porque todos temos uma curiosidade natural de saber sobre questões filosóficas. Mas isso não é suficiente para escolher esse curso como carreira.

 

O estudante que deseja cursar filosofia, tem que ser uma pessoa disposta a questionar o significado das coisas, gostar da discussão, reflexão e o embate de ideias, mesmo sabendo que muitas vezes não encontra respostas.

O curso de filosofia possui duas modalidades: o Bacharel e Licenciatura.

 

A diferença entre as duas é que o bacharel é uma formação mais geral que capacita o aluno para atuar em diversas áreas, nesse caso,  preparara o estudante para ser um pesquisador e explorar a área que desejar.  A licenciatura  prepara o aluno especificamente para dar aulas, no caso dar aulas em escolas no ensino médio. 

 

Apesar dessa diferenciação, o bacharel não te impede de dar aulas em escolas, e no curso de licenciatura você pode realizar pesquisas e dar aulas em universidades também.

 

No curso de licenciatura há estágio obrigatório em escolas, e matérias mais direcionadas a educação, como didática, fundamentos filosóficos da educação e políticas educacionais brasileiras. 

A duração média do curso é de 4 anos para ambas modalidades.

É um curso com uma grande carga de leitura, que proporciona ao aluno o desenvolvimento de uma postura crítica questionadora.  

 

Os principais assuntos e matérias abordados são:

História da Filosofia 

É discutido a evolução do pensamento filosófico ao longo do tempo, dos autores  pré-socráticos à atualidade. Normalmente é dividido em filosofia antiga e filosofia moderna.

Lógica

Estuda a argumentação válida. Não se trata de uma lógica com elementos matemáticos, como a maioria das pessoas conhecem, o aluno aprende a reconhecer formas erradas de argumentação.

 

É usada como instrumento pelo filósofo para garantir a validade da argumentação. 

Ética

 

Essa área procura estudar a maneira como os homens se comportam em determinado momento histórico e o código de conduta adotados pelos indivíduos dessa sociedade. Estuda particularmente as eras moderna e contemporâneas.

 

É uma área muito ligada ao direito, faz uma reflexão sobre temas relacionados ao comportamento ético dos indivíduos.

 

O aluno irá estudar diversos sistemas éticos e debater problemas práticos, como o aborto, eutanásia, etc.

Metafísica

A metafísica é um ramo de pesquisa que trata de assuntos abstratos, que vai além do físico, se preocupa com perguntas do tipo:

 

O que existe? O que significa realidade? Se ocupa da investigação do ser, das razões de estar no mundo, da  relação dos seres humanos com o universo e os limites do conhecimento humano.

Estética e filosofia da arte

 

Este ramo da filosofia estuda a beleza, seus fundamentos, e como funciona a percepção do que é belo. 

 

Trata-se do estudo de como os valores de estética refletem os valores sociais e políticos de uma sociedade.

 

É uma maneira de compreensão do mundo pela percepção sensorial.

             

Estágio em filosofia

Os estágios em filosofia estão bastante restritos a dar aulas em escolas. No curso de licenciatura o estágio é obrigatório, no bacharel não, mas é possível fazer estágio não obrigatório também.

 

O aluno realiza atividades, como acompanhamento e preparação de aulas, aprendem a elaborar a proposta de ensino em filosofia, e coisas afins.

Não é muito comum, mas há vagas de estágio para filósofos em empresas ligadas a pesquisas de mercado, na área de marketing, normalmente são vagas abertas para cursos de ciências humanas em geral.

Além dos estágios, uma atividade que é presente em qualquer faculdade, e é a melhor maneira de se iniciar na área acadêmica e aprender a realizar uma pesquisa, é a iniciação científica.

 

Em um projeto de iniciação cientifica, o aluno aprende a escrever em linguagem científica, e escreve um artigo sobre o assunto que quiser.

Veja também as áreas de atuação do filósofo.