Como é o curso de medicina?

Medicina é o curso mais concorrido de qualquer vestibular. Infelizmente isso acaba assustando muita gente que sonha em ser médico, e realmente não é fácil, mas é completamente possível, para isso, é preciso muito esforço e estudo.

 

O curso de medicina é bastante puxada, a graduação dura 6 anos, e o curso é integral. 

 

Nos primeiros anos, as disciplinas são bem teóricas, você vai aprender detalhadamente como funciona o nosso corpo, terá matérias como fisiologia, sistema respiratório, sistema digestivo, etc.

 

Além de matérias que não são diretamente relacionadas com medicina, mas que são importante para a formação do médico, como ética.

 

No meio do curso, começará a ter contado com o hospital e aulas práticas, e no final passará o tempo todo no hospital universitário, atendendo em várias áreas (para que tenha experiência em diversas especialidades).

 

Além disso, durante a faculdade você deverá atender por um período no SUS, isso é obrigatório desde 2014.

 

Depois de formado, já pode atuar como médico generalista, mas se quiser ter uma especialidade em alguma área é preciso fazer residência.

 

A residência funciona como um trainee, existem determinados hospitais que contratam médicos recém formados para serem residentes, mas para isso é preciso passar em uma prova, (que é muito concorrida por sinal).

 

A residência dura de 2 a 5 anos e o residente ganha uma bolsa para trabalhar, de cerca de 2.000 reais.

 

Ao fazer inscrição para residência, você escolhe uma especialidade, como pediatria, cardiologia, neurologia, etc.

Especializações em Medicina

Você não precisa se preocupar em escolher sua especialidade antes da faculdade, como dito anteriormente, o estudante de medicina vai passar por cada uma das áreas durante o curso, e irá vivenciar como é o dia a dia desse profissional.

 

Mas se você se interessa em saber no que o médico pode atuar, segue abaixo no que você pode se especializar:

Alergia e imunologia: Trata-se de uma especialidade em alergias, e no funcionamento do sistema imunológico. O médico com essa especialidade estuda, realiza diagnósticos e trata de doenças alérgicas.  

 

Anestesiologia: Especialidade que trata da aplicação de anestésicos, tira a dor do paciente que necessita passar por um procedimento cirúrgico. Estuda profundamente as funções vitais, e está associada com ressuscitação  também.

 

Angiologia e cirurgia vascular: É uma especialidade que estuda e trata de pacientes que tenham doenças nas artérias veias e vasos linfáticos.

 

Oncologia:  Especialidade que estuda o câncer (tumores malignos), como se desenvolve e formas de tratamento.

 

Cardiologia:  Especialidade que estuda o coração. O cardiologista realiza o diagnóstico e trata de doenças do coração.

 

Cirurgia  Geral:  Especialista em cirurgia, na região abdominal,  videolaparoscopia,  e cirurgia do trauma.

 

Cirurgia Plástica: A cirurgia plástica reconstrói partes do corpo, seja por razões estéticas ou não. Para ser cirurgião plástico, é preciso primeiro fazer especialização em cirurgia geral e depois outra em cirurgia plástica reconstrutiva.

 

Clínica médica: É uma especialidade que estuda o organismo em geral, trata de pacientes adultos com doenças não cirúrgicas, é o clínico geral.

 

Coloproctologia: Especialidade que estuda o intestino grosso, reto e ânus. Esse especialista trata e realiza o diagnóstico de doenças nesses lugares.

 

Dermatologia: Especialidade que estuda a pele, o dermatologista realiza o diagnóstico e o tratamento de doenças de pele.

 

Endocrinologia: Especialidade que estuda hormônios, realiza o diagnóstico e tratamento de distúrbios hormonais e relacionados com o metabolismo.

 

Gastroenterologia: Especialidade que estuda o sistema digestório,  trata e faz diagnóstico de doenças relacionadas ao sistema digestório.

 

Genética médica: Estuda, realiza o diagnóstico e procura por tratamento de doenças genéticas.

 

Geriatria: Especialidade em cuidados com pessoas idosas, e envelhecimento.

 

Ginecologia:  Especialidade que trata do aparelho reprodutor feminino, gravidez e parto.

 

Hematologia e hemoterapia: Especialidade que estuda o sangue, seu uso terapêutico ou de seus componentes, e doenças no sangue e nas células que formam ele.

 

Infectologia: Especialidade que estuda doenças infecciosas.   

 

Mastologia: Especialidade que estuda as glândulas mamárias, e realiza o diagnóstico e tratamento de doenças nesse órgão.

Medicina da dor: A medicina da dor, é uma especialidade nova, como o próprio nome diz, ela estuda e trata a dor, procura reduzir e controlar a dor, e encontrar sua causa.

Medicina esportiva: É uma especialidade que estuda qual o impacto do exercício e do esporte na saúde, de pessoas doentes ou sadias. Trata principalmente de atletas.

Medicina geral e comunitária: É uma especialização em que o médico tem um vínculo com o paciente antes de adoecer, atua na prevenção na reabilitação e em conjunto com uma equipe multiprofissional (com enfermeiro e assistente social). É muito comum que esse profissional realize visitas até a casa de seus pacientes (é para quem pretende trabalhar com saúde pública).

Medicina legal e perícia médica: Especialidade que utiliza dos conhecimentos da medicina para dar suporte a investigação de crimes, esse profissional realiza autópsias, exames de DNA e de corpo de delito. É conhecido como médico legista.

Medicina paliativa: Especialidade que trata de oferecer cuidados para aliviar a dor e o sofrimento de pacientes em estado terminal.

Medicina sanitária: Especialidade que desenvolve e aplica programas de saúde pública.

Medicina do sono: Especialidade que estuda o sono, trata e realiza o diagnóstico de distúrbios relacionados ao sono.

Medicina do trabalho: Especialidade que estuda doenças causadas pelo ambiente de trabalho ou por práticas profissionais, a fim de tratar e prevenir.

Medicina tropical: É uma especialidade que trata de problemas de saúde que acontecem particularmente em regiões tropicais, como malária, cólera, sarampo, etc.

Nefrologia: É uma especialidade que estuda, trata e realiza diagnóstico de doenças do rim.

Neurologia: É uma especialidade que estuda o sistema nervoso, trata de doenças e distúrbios relacionados a ele.

Nutrologia: É uma especialidade médica que estuda como a ingestão de alimentos impacta na saúde. Trata e realiza o diagnóstico de doenças nutricionais.

Oftalmologia: Especialidade que estuda os olhos, trata e realiza diagnósticos de doenças que envolvem esse órgão.

Ortopedia: Especialidade que estuda e trata de doenças nos ossos, músculos, ligamentos e articulações.

Otorrinolaringologia: Especialidade que trata, estuda e diagnostica doenças do ouvido, nariz e garganta.

Patologia clínica/medicina laboratorial: Especialidade que auxilia no diagnóstico de doenças através da realização e análise de exames, como exames de sangue e urina.

Pediatria: Especialidade que trata da saúde de crianças.

Pneumologia: Especialidade que trata de doença nas vias aéreas, como asma, apneia do sono, pneumonia, etc.

Psiquiatria: especialidade que estuda trata e realiza diagnóstico de doenças mentais.

Radiologia: Especialidade que utiliza a radiação para realizar diagnósticos e tratar doenças.

Radioterapia: É um método que utiliza a radiação para tratar tumores.

Reumatologia: Estuda, trata e realiza diagnósticos de doenças nas cartilagens e articulações.

Terapia intensiva (UTI): Trata de pacientes que estão em estado grave, na UTI.

Urologia: Especialidade que estuda as vias urinárias e o sistema reprodutivo masculino.

Veja também sobre o mercado de trabalho do médico.