O interesse por psicologia é muito comum, a grande maioria das pessoas sentem curiosidade de entender os próprios sentimentos, os sentimentos dos outros e o funcionamento da mente.

 

Muitas decidem estudar psicologia porque querem conhecer a si mesmo, mas fazer essa escolha na intenção de se resolver emocionalmente não é uma boa ideia.

 

Além disso, é muito comum que os estudantes, não só de psicologia, tenham uma ideia diferente de como é o curso de verdade.

 

Um curso de graduação costuma ser mais acadêmico do que se imagina, e pode levar algum tempo para enxergar aplicabilidade no que é estudado.

 

As disciplinas estudadas são bastante teóricas, com uma grande carga de leitura, e é comum tratar de conceitos muito abstratos que não são simples de visualizar, mas que são muito importantes para a formação como psicólogo. 

Além disso, no curso de psicologia não há um grande distanciamento entre teoria e prática, comparando com outros cursos. Por isso, é importante que o aluno goste de estudar, e vale a pena se preocupar com desempenho acadêmico.

 

Durante o curso, você terá matérias como psicologia do desenvolvimento, psicologia humanista, psicologia analítica, matérias ligadas a diagnósticos de doenças, técnicas de entrevista e será introduzido a diversas áreas da psicologia, como a psicologia escolar, a psicanálise, psicologia comunitária, e muitas outras. Saiba mais sobre as principais áreas aqui. 

 

Mas não são todos os cursos de psicologia que falam sobre todas as áreas. Também há matérias que não são diretamente relacionadas com psicologia, como antropologia e filosofia.

 

As matérias ofertadas pelo curso, principalmente as optativas e as áreas de estágio, podem variar um pouco com relação a faculdade. Para saber quais as matérias são ofertadas você pode acessar a grade curricular no site da universidade que deseja.

A grande maioria dos cursos de psicologia são integrais, mas existem alguns poucos que são noturnos.

 

O curso tem duração média de 5 anos, e até o momento não existe curso a distância que seja reconhecido pelo MEC.

 

Como é o estágio em psicologia?

No curso de psicologia o estágio é supervisionado por um professor, e obrigatório. 

A maneira como é realizado o estágio varia de acordo com a faculdade, mas normalmente há o estágio básico em psicologia, que é feito no meio do curso, e no final do curso é feito o estágio com uma ênfase em determinada área. 

 

Essa ênfase é relacionada com as áreas da psicologia, psicologia clínica, psicologia escolar, psicologia comunitária, etc. 

 

As ênfases que são ofertadas podem ser diferentes em cada faculdade, algumas faculdades possuem várias opções e outras menos.

 

Você pode encontrar essas informações no site do departamento do curso de psicologia da faculdade que você pretende cursar, eles divulgam o programa de estágio e as ênfases do curso, assim você pode verificar se a faculdade que deseja cursar oferta estágio na área que você quer.

 

Como foi dito, apesar de obrigatório, o estágio não acontece da mesma maneira em todas as universidades, algumas possuem centros de psicologia, clínicas, hospitais psiquiátricos e laboratórios de ensino, para o aluno realizar o estágio.

 

Algumas faculdades tem projetos em escolas, e convênio com instituições e empresas, onde o aluno pode realizar atividades ligadas a psicologia escolar, psicologia comunitária, e outras áreas.

 

Mas há também, faculdades que não possuem tanta infraestrutura assim, encontrar essa informação não é difícil, no site do curso ou no programa de estágio é informado se a faculdade possui um clínica, ou algo do tipo.

 

Algumas vezes encontrar um lugar para realizar estágio fica sob responsabilidade do aluno.

 

​O estudante pode também realizar um estágio não obrigatório, para isso são ofertadas vagas de estágio fora da universidade. 

 

Pode-se dizer que  90% das vagas ofertadas sejam para área de psicologia organizacional, para trabalhar em empresas no setor de RH.

 

Há também vagas em escolas, e em hospitais. 

 Segue abaixo alguns sites que publicam vagas de estágio:

ciee.org.br

portaldaindustria.com.br/iel

nube.com.br

estagionet.com.br

saee.com.br

 

Veja também sobre o mercado de trabalho para Psicólogos. 

Como é o curso de psicologia?