
A psicologia é uma ciência fascinante que desperta o interesse de muitas pessoas justamente por buscar compreender o comportamento humano e os processos mentais que nos guiam no dia a dia. Mas afinal, o que exatamente se estuda na psicologia? Como é a graduação? Quais disciplinas são abordadas? Quais são as áreas de atuação possíveis?
Neste texto vamos explorar como funciona o curso superior de psicologia, o que esperar das disciplinas, da estrutura curricular, das opções de ênfase e do estágio supervisionado. Se você está pensando em seguir essa carreira ou quer apenas entender melhor essa área, este conteúdo vai te ajudar a tomar uma decisão mais consciente.
O que estuda a psicologia?
A psicologia estuda o comportamento humano e como nossa mente funciona. Procura entender como funcionam pensamentos, comportamentos e emoções, nas mais diversas situações, a fim de encontrar explicações para problemas e distúrbios de caráter psicológico.
A psicologia procura responder perguntas como:
Por que o ser humano sente raiva, tristeza e felicidade? E por que algumas pessoas desenvolvem depressão e síndrome do pânico? Como funcionam essas doenças e como curá-las? Como superar a perda de um ente querido? Como entender e controlar melhor as emoções?
A psicologia tem como objetivo não só procurar soluções para pessoas que estejam passando por um mal-estar, mas ajudar no seu crescimento e desenvolvimento.
Além das emoções, o psicólogo estuda a percepção, a cognição, atenção, a personalidade, a maneira como as pessoas se relacionam, a linguagem, dentre outros fatores para entender melhor como funciona o ser humano.
O foco em psicologia é sempre o indivíduo, e seus estudos podem ser aplicados em diversas áreas, para diversas finalidades, e não somente na psicologia clínica, como a maioria das pessoas pensam. Há aplicações da psicologia no marketing, esportes, saúde, trânsito e até na área jurídica aplicando psicologia na interpretação das leis.
Como é o curso de psicologia?
O interesse por psicologia é muito comum, a grande maioria das pessoas sentem curiosidade de entender os próprios sentimentos, os sentimentos dos outros e o funcionamento da mente.
Muitas decidem estudar psicologia porque querem conhecer a si mesmo, mas fazer essa escolha com a intenção de se resolver emocionalmente não é uma boa ideia. É muito comum que os estudantes, não só de psicologia, tenham uma ideia diferente de como é o curso de verdade.
O curso de graduação costuma ser mais acadêmico do que se imagina, e pode levar algum tempo para enxergar aplicabilidade no que é estudado. As disciplinas estudadas são bastante teóricas, com uma grande carga de leitura, e é comum tratar de conceitos muito abstratos que não são simples de visualizar, mas que são muito importantes para a formação como psicólogo.
Durante o curso, você terá matérias como psicologia do desenvolvimento, psicologia humanista, psicologia analítica, matérias ligadas a diagnósticos de doenças, técnicas de entrevista e será introduzido a diversas áreas da psicologia, como a psicologia escolar, a psicanálise, psicologia comunitária, e muitas outras. Saiba mais sobre as principais áreas aqui.
As áreas da psicologia que serão aprendidas na graduação variam conforme a universidade e é necessário acessar a grade curricular do curso para verificar se as áreas disponibilizadas são as de seu interesse. Além disso, existem as matérias que não estão diretamente relacionadas com psicologia, como antropologia e filosofia.
A grande maioria dos cursos de psicologia são integrais, mas existem alguns poucos que são noturnos. O curso tem duração média de 5 anos, e a oferta de cursos EAD não é autorizada pelo MEC.
Como é o estágio em psicologia?

No curso de psicologia o estágio é supervisionado por um professor, e é obrigatório. A maneira como é realizado o estágio varia de acordo com a faculdade, mas normalmente há o estágio básico em psicologia, que é feito no meio do curso, e no final do curso é feito o estágio com uma ênfase em determinada área.
Essa ênfase é relacionada com as áreas da psicologia: psicologia clínica, psicologia escolar, psicologia comunitária ou psicologia organizacional. As ênfases que são ofertadas podem ser diferentes em cada faculdade, algumas faculdades possuem várias opções e outras menos.
Você pode encontrar essas informações no site do departamento do curso de psicologia da faculdade que você pretende cursar, eles divulgam o programa de estágio e as ênfases do curso, assim você pode verificar se a faculdade que deseja cursar oferta estágio na área que você quer.
Como foi dito, apesar de obrigatório, o estágio não acontece da mesma maneira em todas as universidades, algumas possuem centros de psicologia, clínicas, hospitais psiquiátricos e laboratórios de ensino, para o aluno realizar o estágio.
Algumas faculdades têm projetos em escolas, e convênio com instituições e empresas, onde o aluno pode realizar atividades ligadas à psicologia escolar, psicologia comunitária, e outras áreas.
Mas há também, faculdades que não possuem tanta infraestrutura assim, encontrar essa informação não é difícil, no site do curso ou no programa de estágio é informado se a faculdade possui uma clínica, ou algo do tipo.
Algumas vezes encontrar um lugar para realizar estágio fica sob responsabilidade do aluno. O estudante pode também realizar um estágio não obrigatório, para isso são ofertadas vagas de estágio fora da universidade. Nesse caso, a maior parte das vagas ofertadas são para área de psicologia organizacional, para trabalhar em empresas no setor de RH.
Vale a pena fazer o curso de psicologia?
A psicologia é uma área rica e multifacetada, que exige dedicação desde a formação teórica até a vivência prática nos estágios. O curso oferece uma base sólida para quem deseja entender o ser humano em profundidade, explorando desde os processos mentais mais complexos até as relações sociais e comportamentais. Embora desafiador, o caminho na graduação é também repleto de descobertas, transformações e possibilidades.
Agora que você já conhece melhor o que se estuda em psicologia, como funciona o curso e os estágios, é hora de dar o próximo passo: entender onde o psicólogo pode atuar profissionalmente. No próximo texto, vamos mostrar as principais oportunidades de trabalho para quem se forma em psicologia.