Como é o curso de Sociologia?

 O curso de sociologia é um curso bastante teórico, com uma grande carga de leitura. Nele você vai estudar a sociedade, como ela se organiza, como acontecem as interações sociais, e como características, como cultura e o ambiente, interferem na vida em sociedade.

Durante esse período, terá aulas de antropologia e ciência política, mas também, de outras matérias que não são diretamente ligadas com sociologia, mas que tem um papel importante para a formação do sociólogo, como economia, história, psicologia e filosofia.

Há duas opções para cursar sociologia, licenciatura e bacharel. A diferença entre essas duas modalidades, é que a licenciatura é voltada para quem pretende dar aulas (em escolas), e o bacharel para quem quer ser pesquisador e exercer a profissão de sociólogo no setor público ou no privado.

No curso de licenciatura o estudante tem algumas aulas voltadas à aspectos pedagógicos e estágio obrigatório em escolas.

Já no bacharel não há aulas específicas e o estágio não é obrigatório, mas o estudante pode realizar estágio não obrigatório. 

 

Apesar dessa diferença, quem tem bacharel em sociologia pode dar aulas, e quem tem licenciatura também pode realizar pesquisas.

Mas dificilmente um profissional que tem diploma em licenciatura trabalha fora de uma escola ou universidade, as vagas de emprego em empresas e outros lugares são para bacharéis.

O curso de sociologia tem duração média de 4 anos para ambos os casos. E é ofertado no período noturno e diurno.

Como é o estágio em sociologia?

Como foi dito anteriormente, o estágio para que faz licenciatura é obrigatório. No bacharel, o aluno não é obrigado a realizar estágio, mas pode fazer.

 

 A maioria das vagas de estágio estão em escolas, mas há oferta de vagas em ONGs e empresas também  (para saber quais lugares o sociólogo pode trabalhar além de escolas, clique aqui).

Se você tem a intenção de ser pesquisador, a atividade mais recomendada é participar de um projeto de iniciação científica enquanto estiver na faculdade. 

 

Um projeto de iniciação científica é uma introdução à prática científica. Nesse projeto será realizado um artigo científico sobre qualquer tema, e você será orientado e supervisionado por um professor. Passando a conhecer o processo para realizar uma pesquisa científica.

Para realizar essa atividade, não é necessário um expediente como em um estágio, o que possibilita que você faça outra atividade além dessa.

Veja também onde o sociólogo pode trabalhar.