Cursos Técnicos

O curso técnico é um curso de rápida duração, bastante prático e que capacita o estudante para exercer determinada profissão, e ter um bom desempenho no mercado de trabalho. 

 

Esse tipo de curso proporciona conhecimentos diferentes dos cursos de graduação, é um conhecimento menos aprofundado, com uma finalidade específica.

As profissões técnicas são bastante associadas a trabalho braçal, por conta disso, existe um certo preconceito por parte das pessoas, e muita gente acaba descartando essa carreira sem nem mesmo conhecer do que se trata.

Muitos cargos para técnicos pagam salários equivalentes ao de profissionais graduados, e as vezes até maiores.

Os únicos pré-requisitos para fazer um curso técnico é ter terminado ou estar cursando o ensino médio. Existem várias instituições que oferecem esse tipo de curso e diferentes maneiras de realizar.

Você pode fazer um curso comum, após terminar o ensino médio, ou fazer o curso técnico integrado, onde o aluno estuda em uma escola técnica, tem aulas normais em um período e aulas técnicas em outro.

Quando se formar no ensino médio, também sai formado como técnico, e já pode trabalhar.

Uma grande vantagem dos cursos técnicos, é que muitas escolas técnicas (principalmente o Senai, e cursos relacionados a indústrias) tem contato com empresas, e nos cursos integrados, quase sempre o estudante tem que fazer estágio obrigatório. Portanto a chance do aluno sair do curso já empregado é muito alta.

Uma desvantagem é que você será preparado para atuar em uma área bem específica, e ficará bastante dependente desse setor. 

Mas há profissões que possuem maior e menor abrangência, por exemplo, quase todos os técnicos em construção naval trabalham em um estaleiro, se a indústria naval sofrer dificuldades ele é atingido diretamente, e não será fácil ter um plano B.

Já um técnico em biotecnologia, apesar de trabalhar somente com biotecnologia, pode atuar em vários tipos de empresas, farmacêuticas, de cosméticos, na indústria alimentícia, etc.

Mesmo que você não tenha interesse em trabalhar como técnico, fazer esse curso pode ser um bom negócio.

Como foi dito, o curso técnico proporciona uma formação mais prática e voltado para inserção no mercado de trabalho.

Assim, fazendo um curso técnico, já entrará na faculdade com experiência, será mais fácil conseguir estágio, e consequentemente emprego. Já terá um conhecimento sobre como as coisas funcionam na prática.

Portanto, se você tem a intenção de fazer faculdade de engenharia civil, pode ser um boa ideia fazer um curso técnico em edificações; se pretende fazer faculdade em engenharia em biotecnologia, biomedicina e até biologia, o curso de técnico em biotecnologia também pode ser uma boa ideia. 

 

E principalmente, se você tem a intenção de fazer um curso específico, com um mercado de trabalho bem específico, fazer o curso técnico para conhecer com é o mercado é mais vantajoso ainda, ajuda o estudante decidir se é realmente essa área que quer seguir.

 

PRONATEC

O PRONATEC é uma maneira de fazer um curso técnico gratuitamente, em uma instituição, como Senai, Senac e em escolas técnicas que não são vinculadas ao governo, como Estácio de Sá, Anhanguera e muitas outras.

 

Em alguns casos, o PRONATEC também oferece benefícios, como materiais didáticos, vale transporte etc.

Qualquer um pode participar do PRONATEC, mas o programa dá preferência a pessoas de baixa renda. Para fazer inscrição, é preciso ir até o site oficial, lá é possível fazer uma busca para encontrar o curso do seu interesse. O sistema mostra os lugares que estão com vagas abertas, o prazo, número de vagas etc.  

 

Para se inscrever é só clicar em inscreva-se. Se for aprovado, o PRONATEC irá entrar em contato com você para realização da matrícula.