O delegado é um profissional que realiza um trabalho de investigação, tem como objetivo descobrir quem é o autor de um crime e como ele aconteceu.

 

Um delegado pode trabalhar na polícia federal ou na polícia civil.

 

Na polícia federal ele cuida de crimes federais, que são de interesse da união, como lavagem de dinheiro, contrabando, tráfico de armas etc.

 

A polícia civil se ocupa de crimes cometidos a pessoas, como assaltos, assassinatos, sequestros etc.

Em ambos os casos é preciso ser muito corajoso, ter muito auto-controle, bom-senso, espírito de liderança e estomago forte, dependendo do tipo de crime que vai investigar.

Para ser delegado é preciso ser bacharel em direito, e passar no concurso da polícia federal ou da polícia civil (depende da onde você quer trabalhar). 

 

Depois de ter realizado a prova, o candidato passa por um teste de aptidão física e psicotécnica, se passar, irá estudar por um período na academia da polícia civil (se for delegado da polícia civil), ou na academia nacional de polícia (se for para polícia federal), onde terá aulas de defesa pessoal, tiro, direitos humanos, e muitas outras coisas.

A remuneração do delegado varia de acordo com o estado, mas normalmente fica entre 7.000 e 14.000 reais, os melhores salários estão no distrito federal. O delegado de polícia federal ganha cerca de 17.000 mil reais.

Veja também como trabalhar na Interpol.

Delegado