A profissão de desenvolvedor de aplicativos é muito nova, até pouco tempo atrás esse profissional não existia, mas hoje em dia, já se tornou bastante popular.

A área de desenvolvimento de aplicativos cresceu muito rápido, acompanhou o crescimento dos smartphones, que hoje são completamente indispensáveis.

Hoje, muitas pessoas realizam diversas tarefas utilizando aplicativos, eles facilitam muito a nossa vida e podem até resolver problemas.

 

Existem aplicativos de todos os tipos, para se comunicar, para lembrar você de beber água, para te ajudar a pagar contas de maneira segura, e muitos outros.

Se você é curioso, gosta de entender como as coisas funcionam, gosta de criar coisas, tem interesse em resolver problemas e contribuir para a sociedade, essa é uma ótima profissão para você.

O que faz?

Como o próprio nome diz, o desenvolvedor de aplicativos, desenvolve aplicativos, você provavelmente tem alguns no seu celular.

Esse profissional pode trabalhar de duas maneiras:

Desenvolvendo aplicativos para empresas e outros clientes, ou criando aplicativos e ganhando dinheiro com a venda deles.

 

Desenvolvendo aplicativos para outras pessoas

O desenvolvedor que trabalha dessa maneira, desenvolve aplicativos para empresas, marcas e quaisquer outras pessoas que queiram um aplicativo.

 

Por exemplo, se uma empresa tem uma loja online, e gostaria que seus clientes pudessem comprar seus produtos pelo celular, pode ser mais cômodo criar um aplicativo para isso. Nesse caso, essa empresa pode contratar um desenvolvedor para criar o aplicativo para sua loja.

Uma pessoa que teve uma ideia de um aplicativo, e acredita que possa ganhar dinheiro com isso, mas não tem conhecimentos para desenvolver esse aplicativo, também pode contratar um desenvolvedor.

Existem empresas que trabalham com desenvolvimento de aplicativos, e contratam desenvolvedores como funcionários, essas empresas podem ser especializadas em desenvolver aplicativos, ou trabalharem com outras coisas também, como desenvolvimento de software.

 

Nesse caso, o desenvolvedor terá emprego e salário fixos.

 

Freelancer

Além de trabalhar em uma empresa, esse profissional também pode trabalhar como freelancer, o que é bastante comum, nesse caso, vai receber por trabalho realizado (aplicativo desenvolvido).

Trabalhar como freelancer pode ser muito vantajoso, você será seu próprio chefe, vai poder escolher qual horário quer trabalhar e quais trabalhos vai fazer.

 

Porém, não vai ter uma vida muito estável, seu salário provavelmente vai ser diferente a cada mês, dependendo da quantidade de clientes que atente.

O desenvolvedor que trabalha como freelancer pode trabalhar por conta própria, indo atrás de seus clientes, ou pode trabalhar por intermédio de plataformas, que colocam em contato desenvolvedores com potenciais clientes.

Quem está iniciando na área e não conhece muito bem o mercado, é melhor procurar uma plataforma do que trabalhar completamente por conta própria (colocamos os nomes de algumas plataformas no final do texto).

 

Desenvolvendo aplicativos próprios

Além de desenvolver aplicativos para outras pessoas, você pode desenvolver aplicativos para você mesmo.

Existe algumas maneiras de ganhar dinheiro com seus próprios aplicativos, você pode vendê-los, cobrando um preço por download, pode também disponibilizar o aplicativo de graça e vincular propagandas, cobrar por uma assinatura, ou vender um produto através do aplicativo.

Se essa for sua intenção, é preciso ter em mente que também será um empreendedor, e será preciso ter outros conhecimentos, além dos necessários para desenvolver o aplicativo, como entender do mercado que você quer entrar e como atingir seu público alvo.

Como é o mercado?

A profissão de desenvolvedor de aplicativo é bastante promissora, cada vez mais as pessoas usam aplicativos no seu dia a dia, e de maneira geral, falta mão de obra na área de tecnologia.

Se você deseja seguir nessa profissão, é importante ter ou desenvolver um bom raciocínio lógico, também precisa estar sempre atualizado, pois o ramo da tecnologia muda muito rápido, e um produto pode se tornar obsoleto em meses.

 

Portanto, procure sempre aprender sobre novas ferramentas e fique atento a novidades.

Outra coisa importante, é ter conhecimentos em inglês, pelo menos no nível intermediário, pois muitas ferramentas e linguagem de programação, são nesse idioma.

 

 

O que é preciso para se tornar desenvolvedor?

Não é necessário nenhum pré-requisito para se tornar um desenvolvedor de aplicativos, a não ser saber desenvolver aplicativos.

Porém, em muitas vagas de emprego que encontramos, pedem que esse profissional tenha ensino superior em ciência da computação, engenharia da computação e áreas afins.

Também pedem que o candidato já tenha trabalhado com algumas linguagens de programação e outras coisas, como JavaScript, Swift, experiência com Banco de dados SQL, em HTML, e vivência em Android Studio.

Mas, as vagas que vimos, são para trabalhar em empresas, se você for trabalhar por conta própria, ou vender seus aplicativos de maneira empreendedora, não é necessário ter nenhuma formação específica.

Mas é importante que você procure esses conhecimentos por conta própria, e se tiver condições de fazer faculdade, faça!

Como aprender a desenvolver aplicativos?

Se você pretende ser um desenvolvedor de aplicativos a faculdade mais recomendada é a de ciência da computação. Mas hoje em dia, existem muitos materiais e cursos gratuitos na internet, e é possível sim se tornar um desenvolvedor sem fazer faculdade.

Abaixo listamos alguns lugares que possuem cursos e materiais sobre desenvolvimento de aplicativos que são gratuitos.

 

Microsoft Virtual Academy

A Microsoft Virtual Academy é uma plataforma da Microsoft com cursos gratuitos sobre diversos assuntos, inclusive sobre aplicativos.

 

Há cursos para nível iniciante e intermediário. Existe inclusive um curso de introdução ao desenvolvimento de aplicativos móveis.

- mva.microsoft.com

 

Fundação Bradesco

A fundação Bradesco oferece vários cursos na área de desenvolvimento de aplicativos, entre outras coisas.

- www.ev.org.br

 

Coursera

O coursera é uma plataforma gratuita com vários cursos de alta qualidade, ministrados por faculdades renomadas. Nessa plataforma há cursos de desenvolvimento de aplicativos, programação e outras coisas na área de tecnologia. As aulas são em inglês, mas com legenda em português.

pt.coursera.org

 

EDX

A EDX é uma plataforma bem parecida com o Cousera, há cursos sobre diversos temas, inclusive desenvolvimento de aplicativos, porém é completamente em inglês, não tem sua versão em português.

www.edx.org

 

Android Developer

O Android developer é uma plataforma do Google que te ensina e oferece ferramentas para desenvolver aplicativos para Android.

developer.android.com

 

Apple Developer

A Apple Developer é a mesma coisa que o Android Developer, mas para desenvolver aplicativos par Iphone.

developer.apple.com

 

Abeline

A Abeline também é uma plataforma com cursos gratuitos, em diversas áreas, não só na área de tecnologia, em administração, direito etc.

Na área de desenvolvimento de aplicativos eles tem um curso de programação para Android.

www.cursosabeline

 

FIAP X

A FIAP X também é uma plataforma com cursos online gratuitos na área de tecnologia. Em desenvolvimento de aplicativos tem cursos para desenvolver aplicativos para Android e Windows Phone.

www.fiap.com.br/FIAPx

- Projeto Code.org

O projeto code tem aulas bastante simples, sobre programação, que são destinadas a crianças, mas que pessoas de qualquer idade pode fazer. Se você não tem nenhum conhecimento sobre esse assunto é uma ótima maneira de começar. Mas não há cursos específicos de desenvolvimento de aplicativos.

code.org

 

- Projeto Brasil mais TI

O Brasil mais TI também é um projeto com aulas gratuitas de programação e elementos da ciência da computação no geral. Também não há cursos específicos sobre desenvolvimento de aplicativos, mas é ótimo para quem não tem noção nenhuma sobre esse assunto.

www.brasilmaisti.com.br

 

Mas, se você está disposto a pagar para fazer um curso de desenvolvimento de aplicativos, existem muitos lugares (muitos mesmo!), que oferecem cursos para aprender a desenvolver aplicativos.

 

Há cursos no SENAI e SENAC, Microlins, Alura, Udacity e vários outros, se fizer uma pesquisa na internet sobre onde há cursos vai encontrar vários.

 

Agora, se você já tem uma ideia, e só quer desenvolver esse aplicativo, não tem interesse em aprender sobre programação, existem plataformas que te auxiliam no desenvolvimento do aplicativo, sem precisar ter muitos conhecimentos sobre o assunto.

 

Segue abaixo algumas plataformas, para saber mais sobre cada uma clique no nome e acesse o site.

 

Seu App - seuapp.com

Fabrica de aplicativos - fabricadeaplicativos.com.br

Easy Easy Apps - easyeasyapps.net

App2sales  - app2sales.com/

ShoutEm - shoutem.com

Appery.jo - appery.io

Swiftic - swiftic.com

Flip.Go - comocriarumaplicativo.com.br

Mobile Roadie - mobileroadie.com

Good Barber - goodbarber.com

Appy Pie - appypie.com

Game Salad  - para criar jogos - gamesalad.com

Bizness Apps – para quem tem um negócio  - biznessapps.com

AppMakr - appmakr.com

App Machine - appmachine.com

 

Todas essas plataformas são pagas, com preços que variam muito, há de 16 dólares mensais até 300 dólares mensais. Alguns podem ser usados de graça, mas para publicar seu aplicativo terá que mudar para um plano premium, que é pago.

 

 

Abaixo estão plataformas que colocam desenvolvedores freelancers em contato com possíveis clientes.

Workana

Yeeply

99freelas

Getninjas

Desenvolvedor de Aplicativo