Direito

Direito é o estudo das normas que regulam as relações sociais em um país, ou seja, são as leis que todos devemos seguir para viver bem em sociedade.

O curso de direito é bastante teórico, com uma carga de leitura muito grande. Nele o aluno aprende como a sociedade é organizada, e as leis são estudadas detalhadamente em matérias como direito do consumidor, direito administrativo, direito penal, direito civil e outras.

Durante o curso, o aluno também terá matérias que não são diretamente relacionadas com direito, mas que são muito importante para desenvolver um entendimento melhor da sociedade e das relações humanas, como economia, sociologia e ética.

 

Na maioria das faculdades, o curso de direito é ofertado em dois períodos, diurno e noturno, assim quem não pode parar de trabalhar para se dedicar totalmente aos estudos pode fazer essa graduação. 

Estágio

Na maioria das faculdades, o estágio não é obrigatório para o estudante de direito. Nesse caso, é comum que a faculdade não se preocupe em apresentar vagas de estágio aos alunos, portanto é importante que procure por conta própria.

Felizmente, direito é uma das áreas que mais ofertam vagas de estágio. Órgãos públicos, escritórios de advocacia e praticamente todos os lugares em que um advogado pode trabalhar abrem vagas.

As atividades realizadas pelos estagiários varia de lugar para lugar. Mas costumam ser atividades mais básicas, normalmente vai auxiliar o advogado do escritório em elaboração de ofícios e contratos, junção de documentos para a audiência, preparar petições judiciais, fazer pesquisas e coisas do gênero.

Os estagiários dessa área são muito bem remunerados, comparando com outras áreas. Em grandes escritórios de advocacia pode chegar a ganhar mais de 2.000 reais!

 

Os estagiários também podem se inscrever na OAB.

Segue abaixo alguns sites que publicam vagas de estágio:

ciee.org.br

portaldaindustria.com.br/iel

nube.com.br

estagionet.com.br

saee.com.br

 

Além do estágio, há outras atividades que o estudante pode realizar na faculdade que contam pontos no currículo. Para saber sobre elas clique aqui, e vá até o final da página em atividades extracurriculares.