Economista

Quando fala-se em economista, a maioria das pessoas pensam na cotação do dólar, ou em alguém que ajuda as pessoas a economizar dinheiro, ou ainda, em alguém que faz previsões, mas essa profissão vai muito além disso.

 

De maneira resumida, pode-se dizer que o economista estuda como a sociedade administra seus recursos, o que consumimos, produzimos e como esse processo acontece.

Uma fábrica de tecidos, por exemplo, vende seu produto para uma fábrica de roupas, que vende suas peças para uma loja, até finalmente chegar ao consumidor final. 

 

Esse consumidor, por sua vez, pode ser um produtor de alimentos, que vende sua mercadoria para um supermercado, que vende para os consumidores, e esses consumidores usam o dinheiro que ganharam produzindo algo comprando produtos do mercado e diversos outros bens e serviços.

É dessa maneira que circulam os recursos de uma sociedade, os economistas estudam como acontece essa dinâmica, e o que pode afetá-la.

 

O que acontece para que o preço de determinada mercadoria suba? O que acontece com a economia se a taxa de juros sobe? Como os integrantes dessa sociedade tomam decisões? De que maneira um grupo de compradores e vendedores conseguem determinar um preço para um produto? Como os recursos se distribuem entre empresas, governos e pessoas? Porque algumas pessoas são ricas e outras são pobres? Porque existe inflação?

 

Essas são algumas das perguntas que o economista procura responder.