Áreas de Atuação em Educação Física

 

O mercado de trabalho para o educador físico é bastante amplo e promissor, principalmente hoje em dia, que as pessoas se preocupam cada vez mais com a saúde.

As principais atividades que podem ser desempenhadas por esse profissional são:

 

Condicionamento físico

Essa área trabalha com pessoas que estejam interessadas em melhorar o condicionamento físico, desde atletas até quem está deixando o sedentarismo.

Esse profissional auxilia as pessoas a chegarem em resultados esperados, como melhorar a resistência, fortalecer a musculatura, perder peso, etc. Sabe quais exercícios que provocam determinada reação no corpo.

 

Grupos especiais 

O profissional que trabalha com essa área, sabe quais as melhores atividades físicas para realizar com determinados grupos que precisem de atenção especial, por causa da condição física, como idosos, gestantes, pessoas com algum tipo de deficiência, com diabetes, hipertensão, osteoporose, problemas de postura, etc.

Essas atividades podem ter objetivos diferentes e serem realizadas de diferentes formas.

Podem tratar também, de pessoas que estão se recuperando de cirurgias.

 

Performance

 

O profissional que trabalha com performance orienta indivíduos que estão em processo de treinamento, principalmente em competições esportivas.

 

Turismo de Aventura e Recreação

Essa área não é muito conhecida, mas está se tornando cada vez mais popular. O turismo esportivo é um tipo de turismo onde as pessoas praticam esportes como montanhismo, escalada, exploração de cavernas, e coisas do tipo.

Para realizar essa atividade é importante a orientação de um profissional experiente, e que seja formado em educação física, de preferência.

Além do turismo, o educador físico pode trabalhar com recreação, promovendo jogos e brincadeiras, seja entre crianças ou em adultos, em lugares como hotéis, spas, e locais turísticos.


Ginástica Laboral

A ginastica laboral tem como principal objetivo prevenir lesões e doenças no ambiente de trabalho. Normalmente essa ginástica é feita dentro das empresas, antes ou depois do expediente.

Os exercícios na ginástica laboral podem ter objetivos específicos, como preparar o organismo para o trabalho, relaxamento, compensar determinado esforço que o trabalhador faça durante o trabalho, como movimentos repetitivos e postura incorreta, entre outros.

A prática de ginástica laboral melhora o desempenho dos colaboradores e pode, inclusive, melhorar a produtividade da empresa.

 

 

Esportes de alto rendimento 

Um dos principais desejos de quem faz ou quer fazer faculdade de educação física é trabalhar com esportes, principalmente esporte profissional.

 

Por isso, vamos falar um pouco sobre esse assunto, mesmo não sendo exatamente uma área de atuação. Esses esportes são chamados de esportes de alto rendimento.

Esportes de alto rendimento trata da preparação de atletas de diversas modalidades esportivas. Quem trabalha com isso se preocupa com o desempenho do atleta nas competições.

 

Os profissionais que trabalham nessa área podem fazer diversas atividades e desempenhar muitas funções, como prevenir lesões, melhorar o desempenho do atleta, entre outras.

  

Uma comissão técnica, por exemplo, é composta por muitos profissionais, muitos deles as pessoas nunca ouviram falar.

 

Em uma comissão de um time grande de futebol, há profissionais como: auxiliares técnicos, que auxiliam o técnico em várias questões; os preparadores físicos, que se encarregam de cuidar do condicionamento físico dos jogadores, em times de futebol, há preparados exclusivamente para os goleiros; há fisiologistas, que é especialista no funcionamento do corpo, funções musculares, respiratórias, cardiovasculares, etc; analistas de desempenho, além de médicos, fisioterapeutas, massagistas, assessores de imprensa e o psicólogo.

O quadro de profissionais muda de acordo com a modalidade esportiva, as maiores comissões técnicas são de futebol.

Para trabalhar em uma comissão técnica de um clube, muitas vezes, é preciso passar por um processo seletivo, quando vagas são abertas.

 

Mas é uma profissão muito ligada a indicação, é importante fazer contatos durante sua trajetória profissional, e procurar conhecer pessoas que trabalham onde você deseja.

Para saber sobre as profissões de técnico e preparador físico, que são os cargos que mais interessam os estudantes de educação física, clique aqui e aqui.

 

Veja também sobre o curso de Educação Física.