Empresas

Empresas Públicas

O economista pode trabalhar em empresas públicas (como por exemplo a Petrobrás, Sanepar, Sabesp etc).

 

Nessas empresas, esse profissional desempenha atividades parecidas com a de uma empresa comum, como realizar a programação de investimentos, elaborar projetos de expansão e viabilidade econômica, fazer atividades relacionadas ao orçamento e administração financeira, etc.

Para trabalhar em uma empresa pública, é preciso passar por um concurso. O salário varia bastante, há empresas que pagam bem e outras que não muito, em média uns 7.000 reais.

 

Empresas de consultoria 

Empresas de consultoria são empresas prestadoras de serviço, elas identificam os pontos que uma empresa precisa melhorar e propõem uma maneira de resolver os problemas ou de realizar melhorias.

 

Uma consultoria na área financeira, por exemplo, irá realizar um diagnóstico da situação financeira de uma empresa, se estiver dando prejuízo, irá descobrir o porquê, e como reverter essa situação. 

Uma empresa de consultoria pode trabalhar com os mais variados assuntos. Com pesquisa de mercado, viabilidade econômica, área financeira, finanças pessoais etc. 

 

A maioria das empresas que trabalham diretamente com economia são empresas de consultoria. Os requisitos para trabalhar em uma empresa de consultoria não são muito diferentes de uma empresa comum.

 

Procure adquirir experiência o mais cedo possível, se puder, procure estágio em uma empresa de consultoria. E se tiver na sua faculdade, procure participar de uma empresa junior de consultoria.

 

Grandes Empresas

É mais comum a demanda pelo trabalho do economista em empresas grandes do que pequenas. 

 

Esse profissional pode trabalhar em várias áreas da empresa, na área financeira, no planejamento estratégico, nas vendas, em setores específicos, quando há, como fusões e aquisições, e abertura de novas filiais.

 

Também pode trabalhar em empresas de qualquer ramo, indústrias, e- commerce, varejo etc.

As grandes empresas costumam pagar melhores salários, mas conseguir uma vaga é mais difícil, é muito comum que tenha que passar por um processo de trainee.

Se você deseja trabalhar em uma grande empresa, é importante que se preocupe com seu currículo, procure fazer estágio e realizar o máximo de atividades extracurriculares (saiba mais sobre isso aqui, no fim da página em atividades extracurriculares). 

 

Pequenas Empresas

O economista é menos demandado em empresas pequenas que não trabalhem com um assunto diretamente ligado a economia.

 

Mas mesmo assim, existe um grande campo de trabalho para ele nessas empresas.

 

Porém, é mais comum que nesses lugares o economista realize atividades não tão diretamente ligadas com economia, que também podem ser desempenhadas por contadores e administradores.

.