Engenharia civil

Engenharia Civil é um ramo da engenharia que aplica conhecimentos científicos para criação ou aperfeiçoamento de obras de construção.

A preocupação com construção, é uma preocupação antiga, existe muito antes das pirâmides do Egito serem construídas, e se tornou ainda mais importante com a modernização da sociedade e a grande quantidade de pessoas migrando para as cidades.

O engenheiro civil, é responsável por executar projetos de construções de diversos tipos (prédios, casas, pontes, aeroportos), e também trata da organização das cidades.

Saiba mais sobre a profissão de engenheiro civil aqui, e o que esse profissional pode fazer aqui.

 

Como é o curso de Engenharia Civil?

 

O curso de engenharia civil é bastante extenso, com uma grande quantidade de conteúdo.

Durante o curso, o estudante vai aprender sobre estruturas, sistemas de abastecimento, lajes, telhados, fundações, e muitas outras coisas. 

Terá matérias ligadas a física, como eletricidade, hidráulica e mecânica. Também terá matérias relacionadas a desenho tecnologia das construções, e várias aulas práticas e em laboratórios.

No curso de engenharia civil, também há aulas relacionadas a finanças.

 

Apesar de não parecer, dependendo da onde vai trabalhar, o engenheiro vai utilizar muito seus conhecimentos em finanças, pois em seu dia a dia irá realizar atividades como levantamento de custos, realização de orçamentos, levantamento de material, compra de peças e maquinário.

O curso de engenharia civil tem duração média de 5 anos, e a grande maioria são integrais, mas há alguns que são de meio período. É mais comum encontrar cursos de meio período em faculdades particulares.

Em cursos integrais é mais difícil para o aluno estudar e trabalhar, mas é possível ajustar seus horários. Se puder escolher, faça o curso de meio período, assim você também poderá fazer estágio além do obrigatório com mais facilidade.

Os estágios em engenharia civil costumam oferecer boas remunerações, alguns podem chegar a pagar mais de 1.000 reais.

Além do estágio a faculdade costuma ofertar projetos que oferecem bolsas, esse dinheiro não substitui um salário, mas pode ajudar bastante financeiramente. Saiba mais sobre essas atividades aqui. (vá até o fim da página e procure por atividades extracurriculares).

Há algumas faculdades que oferecem o curso com foco em determinada área, como por exemplo o ITA. Lá há o curso de engenharia civil aeronáutica, onde o engenheiro formado se especializa em implantar aeroportos e gerenciar tráfego aéreo.

Estágio

No curso de engenharia civil o estágio é obrigatório e supervisionado, mas se você conseguir e puder, procure um estágio além do obrigatório. 

Também procure encontrar um estágio o mais cedo que puder, pois pelo relato de alguns estudantes, uma obra demora para ser concluída, portanto para que você aprenda algo significativo é preciso bastante tempo (para acompanhar a obra toda).

As atividades no estágio são mais básicas, como auxilio na elaboração de orçamentos, controle da produção, conferencia de dados, materiais, verificação das condições de segurança, entre outras.

Segue abaixo sites que divulgam vagas de estágio:

ciee.org.br

portaldaindustria.com.br/iel

nube.com.br

estagionet.com.br

saee.com.br