A engenharia química estuda transformações químicas, com o objetivo de transformar matérias primas em produtos que usamos no nosso dia a dia.

Veja o que faz o Engenheiro Químico.

 

O curso de engenharia química, como as outras engenharias, é um curso com muitas matérias de exatas. No início, o aluno verá principalmente matemática, química e física, e bastante teoria.

 

No meio do curso, começam as atividades mais práticas. Os estudantes estudam como ocorrem os processos físico-químicos e visualizam melhor como é a profissão do engenheiro químico.

Durante a graduação, os alunos também têm aulas de computação, estatística, aulas sobre as tecnologias que são relacionadas a engenharia química, trabalham com equipamentos, como reatores químicos, e aprendem a realizar projetos.

Além disso, também há matérias como economia e administração. Apesar de não serem assuntos muito relacionados com engenharia química, serão muito úteis, principalmente se você for trabalhar em uma indústria, onde o engenheiro frequentemente realiza atividades de gerência.

Para saber mais detalhadamente o que é visto nesse curso, entre no site do departamento de engenharia química da faculdade que te interessar, e verifique as matérias que são ofertadas.

 

Além das disciplinas, você também pode encontrar outras informações, as atividades que são oferecidas, as linhas de pesquisa dos professores, entre outras coisas.

O curso de engenharia química tem duração média de 5 anos. Na maioria das vezes, é ofertado em período integral, mas há universidades que disponibilizam no período noturno.

Fazer faculdade no período noturno pode te dar algumas vantagens para conseguir estágio, pois seus horários serão mais flexíveis.

Também possibilita que pessoas que não podem deixar de trabalhar para fazer faculdade possam fazer as duas coisas.

 

É mais comum encontrar cursos de engenharia química ofertados em meio período, em faculdades particulares.

 

A mensalidade do curso de engenharia química varia bastante de lugar para lugar, encontramos faculdades que cobram 1.400 reais por semestre até faculdades mais conhecidas, como a PUC, que cobra 2.700 reais por semestre.

Mas há maneiras de se conseguir bolsas de estudo e participar de programas, como o FIES.

Se você não tem muita certeza se realmente quer fazer engenharia química, ou tem preocupações quanto ao mercado de trabalho, uma dica é fazer o curso técnico em química ou técnico em petroquímica, antes de entrar na faculdade.

No curso técnico você vai entender como funciona a dinâmica de uma indústria química, e como é o dia a dia de quem trabalha lá.

 

Também terá vantagens para conseguir um estágio quando estiver na faculdade, pois já terá experiência e já terá visto algumas coisas que vai aprender durante o curso de engenharia química.

 

 

Estágio

O estágio em engenharia química é obrigatório e supervisionado por um professor. Mas, o estudante pode e deve procurar por um estágio não obrigatório, além do requerido na faculdade.

No seu dia a dia, o estagiário pode desempenhar diversas atividades, depende da área e do local que irá trabalhar.

 

Pode auxiliar nas etapas de processo produtivo da fábrica, acompanhar as transformações químicas, fazer relatórios e vivenciar práticas dos laboratórios, entre outras coisas.

Uma das vantagens do estágio em engenharia química, é que muitos deles pagam salários altos (para um estagiário), principalmente porque a maioria é em grandes indústrias, em alguns lugares chegam a pagar cerca de 1.500 reais.

Apesar de não ser necessário ter experiência para trabalhar como estagiário, é importante que o estudante tenha alguns conhecimentos, como ter noções de inglês e conhecimentos em informática.

 

Segue abaixo alguns links de lugares que ofertam vagas de estágio:

ciee.org.br

portaldaindustria.com.br/iel

nube.com.br

estagionet.com.br

saee.com.br

https://betaeq.com.br/index.php/oportunidades/

- Link que divulga vagas de estágio exclusivas para estudantes de engenharia química.

Engenharia Química