Engenheiros são profissionais que criam e executam projetos. O engenheiro civil cria e constrói obras (construções), de diversos tipos, casas, prédios, pontes, estradas, aeroportos, barragens, e muitas outras.

Todas as construções que existem, sua casa, escola, os prédios que vê quando passa na rua, tem o trabalho do engenheiro envolvido. E o fato desses lugares terem um sistema de saneamento e eletricidade, também é resultado do trabalho de um engenheiro.

O engenheiro civil faz o planejamento, acompanha e se responsabiliza por todas as etapas de uma construção ou reforma.

 

Para isso, analisa o solo onde será feita a obra, faz estudos sobre a ventilação do local, define qual vai ser o tipo de fundação (estrutura que absorve o peso da construção), qual o material será utilizado na obra e como será feita as instalações elétricas, hidráulicas e o saneamento.

No seu dia a dia, o engenheiro realiza muitas atividades diferentes e precisa lidar com muitas responsabilidades. Ele é responsável pelo gerenciamento da obra, por supervisionar a equipe, e também precisa garantir que a obra seja feita dentro do prazo, com os custos estipulados, dentro dos padrões de qualidade.

Também é responsabilidade do engenheiro, garantir a segurança da construção, para isso, é realizado diversos testes de segurança dentro da obra, é preciso calcular os efeitos dos ventos, das mudanças de temperatura e se o material utilizado é de qualidade.

Além disso, também é da competência desse profissional realizar atividades mais administrativas e ligadas a escritório, como orçamentos e realizar o planejamento dos serviços que serão feitos.

O engenheiro normalmente divide seu tempo entre o escritório e o dia a dia dentro da obra, mas dependendo onde e do setor, pode trabalhar mais em um lugar do que outro, ou só em um lugar.

Para seguir essa profissão, é importante ser muito responsável e detalhista, gostar de construir coisas, ter afinidade com cálculos e saber lidar bem com pessoas de todos os tipos.

 

Qual a diferença do engenheiro civil para o arquiteto?

Essa é uma dúvida muito comum. O arquiteto é o profissional que elabora o projeto e possui preocupações como conforto, iluminação e decoração.

Já o engenheiro coloca em prática o projeto do arquiteto, executa a obra, e tem preocupações relacionadas ao material que será usado na construção, e se a construção vai ser segura e de qualidade.

 

Veja também as áreas de trabalho do engenheiro civil.

Engenheiro civil