Engenheiro Químico

A engenharia química, como a maioria das engenharias, é uma área muito relacionada a criatividade, o engenheiro químico literalmente cria coisas.

 

Pouca gente sabe o que realmente um engenheiro químico faz. Apesar disso, seu trabalho está muito presente no nosso dia a dia, e você com certeza tem produtos que passaram pela mão desse profissional na sua casa.

Os produtos criados pelo engenheiro químico são bem conhecidos das pessoas, como plástico, canetas, embalagens, esmaltes, tintas, cimento e muitos outros.

Esse profissional transforma matérias primas em diversos produtos, utilizando para isso, procedimentos químicos.

Além de trabalhar diretamente com a produção de produtos, o engenheiro pode desenvolver equipamentos e trabalhar na construção de fábricas, usinas e estações de tratamento.

Também é de sua competência trabalhar em prol do meio ambiente, procurando soluções para diminuir o impacto ambiental da indústria química.

Essa é uma ótima profissão para quem é curioso, se interessa em entender como as coisas funcionam, gosta de trabalhar com atividades práticas, ver resultados, e tem grande afinidade com a área de exatas.

  

 

Qual a diferença entre química e engenharia química?

Essa é uma dúvida bastante comum, principalmente entre quem está considerando seguir uma das duas profissões.

O profissional que é formado em química tem uma formação mais teórica do que o engenheiro, ele trabalha principalmente no laboratório, realizando análises, trabalhando no desenvolvimento de novos produtos e atestando a qualidade dos produtos.

Já o engenheiro, desempenha atividades mais práticas do que o químico, ele trabalha diretamente na produção, executando tarefas.

Seu trabalho produz resultados diretos no desempenho da empresa, como aumento da produtividade, diminuição de custos, entre outras coisas.

O engenheiro também pode trabalhar com desenvolvimento de produtos e controle de qualidade.

 

Ambos profissionais trabalham na indústria química e costumam complementar o trabalho do outro.

Saiba também como é o curso de Engenharia Química.