Gastronomia

O curso de gastronomia estuda o preparo e apresentação dos alimentos.

 

Existem vários tipos de cursos de gastronomia, com diferentes enfoques. Alguns têm um foco mais empreendedor, outros com foco na indústria alimentícia, com aulas de culinária clássica e aulas mais específicas. 

Mas de maneira geral, durante o curso o aluno terá aulas sobre o preparo dos alimentos, aprenderá a manusear instrumentos, e técnicas de preparo, apresentação e montagem.

 

Também terá aulas de cozinhas específicas (cozinha italiana, francesa, asiática, carnes, aves, etc) e aulas de criação.

 

Além das matérias que são diretamente relacionadas com os alimentos, o estudante aprende sobre custos, estrutura física, como dividir tarefas e legislação sanitária.

 

Depois de formado o gastrônomo sai com capacidade de escolher quais matérias primas devem ser compradas, definir cardápios, coordenar equipes e realizar tarefas administrativas, além, é claro, de preparar pratos.

É necessário fazer faculdade de gastronomia?

Necessário não é, mas vale muito a pena. Não é necessário porque não é preciso de um diploma para abrir um restaurante, ou qualquer outro empreendimento. 

 

Muitos chefes de cozinha não fizeram curso nenhum de gastronomia, e foram autodidatas na cozinha. 

 

Além disso, é possível conseguir um trabalho em uma cozinha ou restaurante de auxiliar ou assistente sem ter um diploma.

Mas vale muito a pena, principalmente hoje em dia. Em um curso de gastronomia, você terá acesso a informações muito valiosas, irá aprender sobre manuseio e preparo dos alimentos e conhecer diversos tipos de culinária. 

 

Além disso, terá a oportunidade de fazer contatos e de ter aulas com chefes experientes.

 

Os estudantes de gastronomia, também têm mais facilidade para conseguirem empregos e estágios em restaurantes. 

Se não for trabalhar em um restaurante, mas em uma empresa na indústria alimentícia, ou se for prestar um concurso, e for trabalhar no setor público, na maioria das vezes é preciso ter graduação em gastronomia.

 

Portanto se você tiver condições vale muito a pena fazer uma faculdade ou curso de gastronomia.

 

 

Veja também como é o mercado de trabalho para gastronomia.