Gastrônomo

O gastrônomo é o profissional que estuda o  preparo dos alimentos e dos aspectos culturais que são associados a alimentação. Não se preocupa somente com o preparo da refeição, mas com sua apresentação.

 

O mercado de trabalho para o profissional de gastronomia é bastante voltado para o empreendedorismo, e bastante competitivo. 

 

Para se tornar um gastrônomo, o ideal é que faça um curso de culinária, ou faculdade de gastronomia, mas isso não é necessário para seguir essa profissão. 

 

Durante o curso, você irá adquirir muitos conhecimentos, mas não significa que terá garantias.

 

O ideal é começar a trabalhar na área o mais cedo possível, é importante para entender como funciona a dinâmica de um restaurante real.

 

Se você tem a intenção de ser chefe de cozinha, procure trabalhar em vários lugares diferentes, executando diferentes funções (pois um chefe precisa entender de todas as áreas da cozinha).

O trabalho de um chefe é bem diferente do que as pessoas pensam. Como há muitos programas de TV que falam sobre esse assunto, é comum achar que é um trabalho muito glamouroso, na verdade é o oposto.

 

Um chefe trabalha muitas horas seguidas (sem parar), muitas vezes as cozinhas são apertadas e muito quentes, é preciso saber trabalhar sob pressão, sem contar que é muita responsabilidade (afinal você está preparando algo para outra pessoa comer).

Veja também como é o curso de gastronomia.