História

O historiador é o profissional que estuda o passado, o homem e suas ações na sociedade, sua economia, costumes, cultura, religião etc.

Ele estuda os acontecimentos de uma determinada época e os interpreta de maneira crítica. O objetivo é entender como a sociedade funciona através de sua história.

 

Quando queremos conhecer uma pessoa, perguntamos onde ela nasceu, o que estudou, onde trabalhou, ou seja, fazemos perguntas sobre seu passado. A história faz perguntas a respeito do passado da nossa sociedade.

O estudo de história pode trazer muitos benefícios. Sabendo o que aconteceu na economia, na política, nas relações entre determinados países, podemos ter uma ideia de como será a economia, a política e a relação de determinados países no futuro. Além de várias outras situações.

Por exemplo, em qual país você acha que é mais provável acontecer um ataque terrorista? No Brasil ou no Afeganistão?

Se olharmos a história desses dois países podemos ver que nunca ouve um atentado terrorista no Brasil, e que o Brasil nunca teve nenhum conflito direto com nenhum país ou lugar que tenha forte presença de um grupo terrorista.

Já o Afeganistão, sofreu vários atentado terroristas no passado, e é um país que o Taleban (que é um grupo terrorista) ainda exerce uma forte presença. 

Portanto, tendo informações sobre o que já aconteceu, podemos ter uma ideia do que pode acontecer e com o que é preciso se preocupar.

Além de ter uma boa compreensão do funcionamento da sociedade, também faz parte do trabalho do historiador, promover e divulgar a cultura.

 

Esse profissional contribui para uma sociedade mais educada, e se for um professor vai contribuir para a formação de cidadãos.

 

Como é o curso de história?

O curso de história pode ser feito de duas maneiras, na modalidade de bacharel e licenciatura. A licenciatura é voltada para quem pretende ser professor de história, e o bacharel para quem pretende trabalhar como historiador.

Não há uma grande diferença entre as duas modalidades, o curso de bacharel é um pouco mais aprofundado que o de licenciatura, e a licenciatura tem matérias que não há no bacharel, como psicologia da educação e demais matérias relacionadas a pedagogia. Também há estágio obrigatório no curso de licenciatura.

Mas grande parte dos assuntos abordados são os mesmos. Porém esses assuntos estão longe de ser uma continuação do que você viu na escola, é uma linguagem completamente diferente.

O aluno irá aprender sobre períodos históricos, Idade Média, Idade Antiga, etc.

 

Também vai estudar a história de determinadas regiões, como o Brasil, Europa, América Latina, e muitos outros.

 

Podem estudar coisas mais específicas, como a cultura de uma região e a história do pensamento econômico, por exemplo.

Além dos assuntos que são diretamente relacionados à história, o estudante terá matérias como português, filosofia, sociologia, economia política e geografia humana.

Mas para saber exatamente quais matérias serão ofertadas é preciso olhar a grade curricular do curso, você encontra essa informação no site do departamento de história da faculdade que te interessar.

 

O curso é bastante puxado, é preciso ler e escrever muito, e ter muita dedicação.

Na maioria das faculdades o curso de história é ofertado em dois períodos, matutino e noturno. A duração média é de 4 anos.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Estágio

No bacharel o estágio não é obrigatório, mas isso não significa que o aluno não deve fazer estágio.

Alguns lugares ofertam vagas de estágio para estudantes de história, como museus, empresas que trabalham com memória empresarial, entre outros lugares. Saiba mais em mercado de trabalho para o historiador.

Normalmente esses estagiários fazem atividades relacionadas a documentação, restauração e preservação.

Mas, como a maioria dos historiadores trabalham com atividades relacionadas a pesquisa, é mais comum que durante a faculdade o estudante participe de projetos de iniciação científica, onde pode receber uma bolsa.

 

Nós falamos sobre projetos de iniciação científica, e várias outras atividades que podem ser feita na faculdade aqui.

Algumas escolas também abrem vagas de estágio, mas é mais comum para quem faz licenciatura. Quem faz o curso de licenciatura faz estágio obrigatório em escolas.

Para saber sobre vagas de estágio, você pode consultar esses links:

ciee.org.br

iel.org.br

nube.com.br

estagiarios.com

estagionet.com.br

saee.com.br