Como é o mercado de trabalho para o historiador?

 

O historiador pode trabalhar com vários assuntos diferentes, sendo que muitos deles são desconhecidas para a maioria das pessoas.

Apesar disso, o mercado de trabalho para esse profissional é bem específico. É bastante relacionado a pesquisa, muitas vezes parecido com de um investigador.

Faz parte do seu dia a dia, coletar informações, objetos, fotos, jornais a fim de analisar o que aconteceu e o seu significado.

 

As principais ocupações desse profissional são dar aulas e fazer pesquisas. Vamos falar um pouco sobre essas e outras coisas abaixo:

Professor de escolas

A grande maioria das pessoas que fazem faculdade de história, fazem na intenção de se tornarem professores em escolas.

Ser professor é uma das profissões mais importantes que existe. Pode ser muito gratificante, mas também muito difícil.

O professor também é um educador, é responsável não somente por ensinar história, mas pela formação de seus alunos, como cidadãos.

O professor de história pode dar aulas para o ensino fundamental e médio, em escolas públicas e privadas.

Para trabalhar em um escola pública é preciso passar por um concurso, pode ser um concurso municipal ou estadual.

 

Os concursos municipais são para dar aulas para o ensino fundamental, já os concursos estaduais costumam ser para dar aulas no ensino médio.

Em alguns concursos você pode seguir carreira na Secretaria de Educação, e além de ser professor, pode ser diretor, coordenador e ocupar outros cargos dentro do órgão.

Já em escolas privadas o que conta é principalmente seu currículo, funciona como uma empresa comum, avaliam o que você já fez na vida, onde estudou, fez estágio etc. 

O professor também pode trabalhar em cursinhos preparatórios para o vestibular. Os que trabalham nesses lugares, costumam ganhar salários bem atrativos.

Apesar de ser uma profissão muito importante, infelizmente os professores não são muito valorizados no Brasil, a maioria ganha salários muito baixos (com exceção dos professores de cursinhos), em escolas públicas, o salário não passa de 2.000 reais.

 

Os professores de escolas particulares costumam ganhar melhores salários em comparação com quem dá aula em escolas públicas. Mas nenhum ganha bem.

 

Além de escolas, esse profissional pode dar aulas em universidades, para isso, é preciso seguir carreira acadêmica. Saiba mais abaixo.

 

 

Área acadêmica

A área acadêmica é a área que se dedica às pesquisas científicas. A sua função é realizar pesquisas com o intuito de obter mais informações sobre determinado assunto, contribuir para a melhoria de algo, e passar conhecimento.

Quem escolhe essa carreira pode fazer pesquisas na área que desejar. A grande maioria dos pesquisadores trabalham em uma universidade e são professores também.

Para trabalhar em uma universidade pública é preciso passar por um concurso. Em faculdades particulares o que conta é o currículo acadêmico. 

Um pesquisador/professor pode chegar a ganhar muito bem, mas para isso é preciso tempo e dedicação.

O início de carreira não paga muito bem. Os resultados também não aparecem rápido.

​Para seguir esta carreira é importante gostar de estudar, e se envolver no máximo de atividades acadêmicas que puder.

Quando ainda estiver na graduação você pode participar de um projeto de iniciação científica, outros projetos de pesquisa e participar de eventos acadêmicos.

A participação nessas atividades contam pontos no seu currículo. É essencial que siga estudando, que faça mestrado,  doutorado, e gostar da vida acadêmica.

Quem escolhe seguir carreira acadêmica costuma receber para se dedicar somente aos estudos, os estudantes recebem bolsas de mestrado e doutorado, ou quando vão desenvolver algum projeto específico. As bolsas são ofertadas pela própria universidade ou por alguma fundação como a Fundação Araucária.

Para conseguir uma bolsa é importante, mas não determinante, que tenha bom desempenho acadêmico e se preocupe em tirar boas notas.

 

Em História, é possível fazer pesquisa sobre diversos assuntos e se especializar em várias áreas, abaixo estão alguns exemplos que podem ser objeto de pesquisa de historiadores.

As pesquisas podem ser por assuntos, como:

História da Arte

História da Ciência

História da Igreja

História Ambiental

História do Pensamento Econômico

História Indígena

Imigração

Educação

 

Pode também ser por localidade como:

História do Brasil

História da África

Lugares ainda mais regionais, como História do Paraná, História da Bahia, História de Porto Alegre etc.

 

Por período de Tempo:

Pré-História

História Medieval

História Contemporânea

E épocas mais específicas ainda, como o Brasil República.

 

Ou seja, quase tudo pode ser objeto de estudo da história. Se você já tem algo em mente, por exemplo, está pensando em fazer faculdade de história porque quer estudar sobre o Egito Antigo, procure saber se tem algum professor que trabalha com esse linha de pesquisa ou com uma linha de pesquisa parecida.

É possível conseguir essa informação no site do departamento de história da faculdade que você está pensando em cursar, lá tem o nome dos professores que trabalham na universidade e o currículo lattes deles (é um lugar que informa as pesquisas que a pessoa já fez, onde ela estudou e outras coisas).

 

Outros Lugares

 

Além do que já foi mencionado acima, o historiador tem campo de trabalho em vários lugares tanto no setor público quanto no privado.

Na maioria desses lugares o mercado é bastante restrito e bem específico, saiba mais abaixo:

 

 

Prefeituras

Algumas prefeituras, além de abrir vagas para professores, também abrem vagas específicas para historiador.

 

Esse profissional cuida da documentação da prefeitura, alimenta bancos de dados e promove a pesquisa bibliográfica do município.

 

Apesar da vaga chamar historiador, as atividades não têm muito a ver com com pesquisa, vai trabalhar principalmente com documentos.

 

Também não é um emprego que oferta uma grande remuneração, nos editais que encontramos, o salário era cerca de 2.000 reais.

Para trabalhar em uma prefeitura é preciso passar por um concurso público.

 

Arquivo Nacional – Técnico em Assuntos Culturais

Outro concurso que abre vagas para profissionais formados em história é o do arquivo nacional, no cargo de técnico em assuntos culturais.

Esse profissional irá realizar atividades relacionadas a aprimoramento de assuntos culturais, conservação, restauração de documentos e obras históricas e artísticas. Também não é uma vaga muito relacionada a pesquisa histórica.

 

 

 

Fundações Culturais, alguns institutos e entidades de apoio a cultura também abrem concurso para o historiador.

 

Normalmente irá trabalhar com preservação do patrimônio cultural, com restauro e coisas afins. Muitas vezes esse profissional ocupa áreas que são da biblioteconomia e arquivologia.

 

Consultoria Histórica 

Consultoria Histórica é uma atividade bem restrita, há poucos profissionais que trabalham com isso.

 

Trata-se da pesquisa de artigos que podem ser relançados, para que os lançamentos estejam mais próximos das expectativas dos consumidores.

Pode ser que pessoas que façam esse serviço tenham mais de um emprego, que seja, por exemplo, pesquisador de uma universidade e preste esse serviço ocasionalmente.

Também há outros tipos de consultoria:

 

Que  elaboram vídeos institucionais para empresasE que trabalham com gestão de informação e memória.

 

Ou seja, prestam serviços a empresas que tenham muita informação e documentos e precisam de um lugar para armazenar essas coisas.

Podem também pesquisar a árvore genealógica de famílias.

E muito raramente algumas agências de turismo podem demandar os serviços do historiador para elaborar roteiros históricos

 

Consultoria para cinema e Tv

Também pode oferecer consultoria para teatro cinema e TV. Fazendo pesquisa histórica para a época que o filme ou novela será rodado. O historiador ajuda a elaborar o roteiro e o material audiovisual.

Não encontramos nenhum profissional que tivesse somente essa profissão. Muitos filmes e novelas, quando precisam de um consultor, falam com pesquisadores da área em questão.

 

Editoras

Editoras também contratam historiadores, para elaborar livros didáticos. Mas normalmente essa profissional também é professor e já trabalha na área de educação. 

 

Museus

O historiador que trabalha em museus, costuma trabalhar também com restauração e preservação.

 

É um mercado bastante restrito. A melhor maneira de conseguir um emprego em um museu é fazendo estágio em um. Alguns aceitam trabalho voluntário. 

 

Também há museus que abrem concursos para historiadores, muitos  ficam dentro de universidades.