Jornalismo

O jornalista tem como função investigar notícias e levar informações para a população. É graças a ele que ficamos sabendo de coisas que acontecem em outros países, na nossa economia, no nosso bairro, na política e sobre muitos outros assuntos.

Em qualquer profissão é importante gostar do que faz, mas isso é especialmente importante para o jornalista. Se você gostar mais ou menos de jornalismo dificilmente será um bom profissional, pois é uma profissão muito exigente.

Jornalista não tem rotina, nem hora para trabalhar, precisa saber lidar bem com pessoas e com o risco de que todo esforço seja em vão. 

É preciso ser persistente, teimoso, ter paciência para “fuçar” nas coisas, e ser flexível para lidar com imprevistos e prazos.

 

Além da rotina puxada, o mercado de trabalho é bastante competitivo, é preciso disposição para encará-lo. 

 

Mesmo não sendo fácil, é uma profissão muito gratificante e muito importante.

 

A maneira como é dada a notícia pode influenciar o pensamento das pessoas, e como elas enxergam o mundo. O jornalista tem um compromisso com a sociedade e precisa ter uma conduta impecável.

 

Como é o curso de jornalismo?

O curso de jornalismo tem duração média de 4 anos. Nele o estudante tem aulas de photoshop, produção de revistas, edição de vídeos, fotografia, e matérias que não são diretamente relacionadas a jornalismo, como economia, política, filosofia e português.

 

O aluno também vai aprender diversas técnicas jornalísticas: técnicas de entrevista, de edição, como fazer uma reportagem, pesquisa, como divulgar informações em veículos diferentes (jornal, telejornal etc), a produzir imagens e redigir textos. 

Para saber quais matérias cada faculdade oferece, entre no site do departamento de jornalismo da faculdade que você queira saber e olhe a grade curricular.

O curso de jornalismo é bastante abrangente, por isso, é importante que você saiba mais sobre determinados assuntos se quiser escrever sobre ele no futuro.

 

Se tem intenção de escrever sobre economia, é preciso estudar sobre economia, se quiser escrever sobre tecnologia, é preciso entender bastante dessa área, o mesmo conselho vale para outros assuntos.

Vale a pena fazer faculdade de jornalismo?

No Brasil, para ser jornalista não é necessário ter feito faculdade de jornalismo, por conta disso muitos estudantes se perguntam se vale mesmo a pena fazer faculdade para seguir essa profissão.

 

Se você realmente quer ser jornalista, vale a pena sim, os conhecimentos que são aprendidos na faculdade de jornalismo são importantes.

 

Além disso, as vagas de estágio normalmente contratam estudantes de jornalismo. Sem contar os contatos, que são muito importantes nessa profissão, que você pode fazer ainda na faculdade.

Mas, se você não tem muita certeza e está cogitando fazer jornalismo porque você gosta de esportes e quer escrever sobre esportes, ou porque você gosta de política e quer escrever sobre política, ou outro assunto, é algo a se pensar.

 

Até porque no início de carreira dificilmente o jornalista decide sobre o que irá escrever. Pense sobre a função de um jornalista e na sua rotina, e veja se isso combina com você.

 

Apesar de ser mais difícil, fazer outra faculdade não impede que você siga essa profissão. Você pode, inclusive, trabalhar de maneira independente, fazendo reportagens por conta própria, tendo um blog e coisas do tipo. Nós falamos sobre onde o jornalista pode trabalhar aqui, e o que ele pode fazer aqui.

 

Mas, se ser jornalista é o que você quer para sua vida, a faculdade de jornalismo é altamente recomendada.

Outro fator que pesa muito é onde você mora e quais as suas condições financeiras. Se você é de uma cidade pequena e não tem condições de se mudar para fazer faculdade em outro lugar, fica um pouco em desvantagem.

 

O jornalismo é um mercado bastante competitivo, e é preciso adquirir experiência desde cedo, coisa que uma cidade pequena não proporciona muito.  

 

Mas isso não quer dizer que não conseguirá um emprego se você estudar em uma cidade menor. Nesse caso precisará se esforçar ainda mais.

Veja também onde o jornalista pode trabalhar!