O que um jornalista pode fazer?

Abaixo está descrito quais são as principais funções que um jornalista pode desempenhar. Porém, cada veículo de comunicação possui uma dinâmica diferente, e os profissionais podem ter funções distintas.

 

Um repórter de um jornal impresso, muitas vezes, vai atrás da informação e também escreve o texto que será publicado. Já em um telejornal, a maioria das vezes, quem vai atrás das informações e das fontes é a produção, o repórter fica mais encarregado de realizar a reportagem.

 

Também há jornalistas que desempenham mais de uma função, e cada local de trabalho há uma hierarquia diferente.

 

Portanto, as funções descritas abaixo é só para se ter uma ideia do que um jornalista pode fazer.

 

Repórter

Repórter é o profissional que vai atrás da notícia, ele vai a campo, conversa com pessoas, faz perguntas, faz pesquisas, e o que for necessário para descobrir informações e levá-las ao público.

 

De todas as funções que um jornalista pode ter, ser repórter provavelmente é a mais difícil. Dependendo da notícia que está atrás, ele pode ter que ir a lugares perigosos, como em uma guerra, passar muito tempo esperando, ter que entrevistar pessoas difíceis, tudo isso sem garantia nenhuma.

Redator

O redator é o profissional responsável pela redação, pelo texto das matérias do jornal.

 

Em um jornal, esse profissional revisa todos os textos que serão publicados. Em um telejornal, o texto que é lido pelos apresentadores é redigido pelos redatores.

 

Hoje em dia, há uma tendência das equipes nos jornais ficarem mais enxutas e muitas vezes o redator tem outras funções além dessa.

Se você se interessa por essa carreira, é importante que saiba escrever muito bem, e que aprenda outros idiomas.

 

Além do jornalismo, há mercado de trabalho para o redator na publicidade.

Editor

O editor é a pessoa que “edita” um texto ou matéria, ele que toma a decisão de como e qual informação chegará para o público.

 

Para ser editor é preciso tempo de profissão e experiência, um recém formado não vai começar sua carreira jornalística editando matérias.

Produtor 

O produtor é o profissional que trabalha na televisão ou no rádio, ele corre atrás de informações, fontes, agenda entrevistas, etc.

 

Também é encarregado de produzir a pauta, que é o que será falado no jornal. Isso é decidido normalmente em reunião com os diretores do jornal.

Colunista

O colunista é um profissional que escreve sobre determinado assunto, fazendo comentários ou críticas, não necessariamente trazendo algum tipo de notícia.

 

Muitos colunistas não são jornalistas formados, é comum que um colunista que fala sobre economia, seja um economista, e um colunista que fale sobre ciência seja um físico, ou alguém que se destacou na área.

 

Fotojornalismo

É um tipo de jornalismo que transmite a notícia através de imagens.

 

Também não é necessário ser  jornalista para trabalhar com fotojornalismo, a maioria são fotógrafos, mas não requer nenhuma formação específica.

 

O fotojornalista pode trabalhar em jornais, agências de notícias e em agências de fotografias. 

 

O trabalho de um fotojornalista é como de um repórter, ele vai a campo, onde está acontecendo a notícia, tira a foto e depois ela será utilizada em jornais, revistas, etc.

A melhor maneira de começar nessa área é ir construindo seu portfólio, e enviar seu trabalho para os jornais e agências.

Trabalhar em uma agência é uma ótima opção para quem está começando, mas não deixa ninguém rico,  as fotos costumam ser vendidas a um preço baixo, porém nessas agências você tem acesso sobre o que está acontecendo na cidade e sabe onde ir para conseguir uma foto.

Assessoria de Imprensa

Assessoria de Imprensa são estratégias com o objetivo de estabelecer uma comunicação entre uma empresa, entidade ou uma pessoa (um artista, empresário, etc) com a imprensa.

O assessor de imprensa realiza atividades como comunicados a imprensa, entrevistas coletivas, e o contato regular com veículos de comunicação.

 

A assessoria de imprensa é muito importante para a imagem da empresa, ONG, partido, etc.

 

Hoje em dia, está se tornando cada vez mais comum que esse serviço seja feito de maneira terceirizada, existem empresas especializadas em assessoria de imprensa. Também é o ramo que mais oferta estágio para os estudantes.

 

Além das funções descritas acima, o jornalista normalmente escreve sobre um assunto, esse assunto pode ser qualquer coisa, os mais comuns são:

-Política

-Economia

-Cotidiano

-Esportes

-Ciência

-Tecnologia

-Entretenimento

- Internacional

-Cinema

-Moda

No início de carreira você não vai escrever sobre o assunto que quiser, mesmo assim é importante estudar sobre o assunto. 

Veja também como é o mercado de trabalho para o jornalista.