Onde o jornalista pode trabalhar?

Abaixo estão listados os principais locais de trabalho do jornalista, e como é o dia a dia nesses lugares.

Jornais

Os jornais são os principais locais de trabalho do jornalista. Existem jornais menores e jornais maiores, a quantidade de pessoas e suas funções podem ser diferentes de um para o outro, mas de maneira geral, a redação de um jornal funciona da seguinte forma:

O chefe de reportagem é a pessoa que define quais notícias estarão no jornal.

 

Os repórteres vão atrás desses assuntos, podem ir a campo ou fazer suas pesquisas através do computador e telefone (fazem o que for preciso para conseguir a informação).

 

Depois de coletadas as informações, o repórter escreve a matéria, esse material vai para o redator do jornal, que revisa o texto e verifica se a matéria está boa, depois, esse texto passa para o editor que dá a palavra final no que será publicado.

 

O editor muitas vezes é responsável por tomar decisões administrativas e definir o “estilo” do jornal, para qual direção ele vai.

Há diversos outros profissionais que trabalham no jornal, os diagramadores que cuidam da imagem do jornal, como será a disposição das páginas. Os fotógrafos, que na maioria das vezes, saem junto com os repórteres para ir atrás das reportagens. 

 

Também há o editor de fotografia, além de pessoas que possuem cargos somente administrativos (que não participam diretamente da notícia). E os estagiários que auxiliam em tudo.

Jornais normalmente são diários, portanto eles informam a noticia do dia, costuma ser mais "superficiais", comparados a de uma revista, por exemplo, e os assuntos abordados são mais tradicionais, falam sobre cotidiano, economia, política, esportes, entretenimento, etc.

Revistas

Já as revistas costumam ter mais tempo para produzir suas matérias, portanto, tem matérias maiores falando sobre um mesmo assunto.

 

Além disso, existem muitas revistas especializadas em um assunto, em economia e política, meio ambiente, esportes, e que fogem dos assuntos tradicionais como cinema, carros, educação, curiosidades, etc. 

 

A redação de uma revista funciona da seguinte forma:

A equipe se reúne para decidir quais serão as matérias, feito isso, os repórteres vão atrás das informações para escreverem suas matérias, isso pode incluir realizar entrevistas, fazer pesquisas, e outras coisas.

 

Feito a reportagem, ela vai para o editor. As revistas tem ilustradores e diretores de arte que fazem e avaliam as ilustrações.

Mas cada revista tem a sua dinâmica, e diferentes profissionais. Em uma revista de moda, por exemplo, é comum cargos para profissionais formados em moda e não em jornalismo, para cuidarem dos editorias e peças fotografadas.

Portais de Notícias

O portal de notícias funciona como um jornal, a diferença é que ele é na internet, esse tipo de jornalismo, que não é impresso, vem crescendo muito ultimamente.

 

É mais comum encontrar redatores e produtores de conteúdo independentes trabalhando em um portal.

Na televisão

Apesar de um telejornal também ser diário e normalmente tratar do mesmo tipo de informação que um jornal, as coisas funcionam de maneira bem diferente na TV. A redação de um telejornal funciona da seguinte forma:

A produção que vai atrás dos dados e informações a respeito de determinado assunto, deixam as coisas já “arrumadas” para a equipe de reportagem.

 

A equipe de reportagem vai para rua, o repórter, o cinegrafista e mais os assistentes gravam a reportagem. A matéria vai para o editor.

 

Feita a edição, os editores e chefe de redação começam a desenhar como será o jornal, quanto tempo cada matéria vai ficar no ar, etc.

 

Na hora do telejornal, que é ao vivo, os ancoras apresentam as notícias do dia. É bom lembrar que os âncoras costumam ser os editores do jornal também.

Também há campo de trabalho para o jornalista na tv fora do telejornal, em outros programas de tv, normalmente ele trabalha na produção correndo atrás de informações e da pauta.

 

 

 

 

 

 

 

 

No rádio

A redação de uma rádio é muito parecida com de um telejornal, só que a estrutura é muito menor.

 

Existem os repórteres, que vão a campo atrás de reportagens, o produtor que pensa nos roteiros e agenda as entrevistas, o redator que redige o texto que será lido na rádio, e o editor que edita e organiza como será o telejornal, além claro do apresentador (o radialista no caso).

Agências de notícias

São empresas que fornecem notícias para os veículos de comunicação, e não para o público. Coletam informação e vendem de maneira atacada.

 

As agencias de notícias possuem diversos correspondentes, em vários lugares, que fazem o trabalho de um repórter, apuram o que está acontecendo no local.

Criar um site/blog

É muito comum um jornalista ter um blog, mesmo que trabalhe em outro lugar, é mais comum ainda, entre estudantes e profissionais em início de carreira, com um blog é possível ganhar experiência e mostrar seu trabalho.

 

As vezes o seu blog pode começar a ter muitos acessos e se tornar uma fonte de renda para você.

Para saber como funciona o mercado de trabalho do jornalista, clique aqui.

Veja também quais são as principais atividades desempenhadas pelo jornalista.