O Juiz é um profissional bem conhecido das pessoas, ele realiza o julgamento e dá a sentença de ações que dizem respeito a pessoas físicas, jurídicas e o Estado.
Quando alguém é acusado de qualquer tipo de crime é o juiz quem decide se é culpado ou não, quando um casal se separa é ele quem decide quem ficará com a guarda da criança, e toda vez que há um conflito ou um crime, ele é responsável por decidir o que vai acontecer.
O Juiz, pode também, determinar se uma pessoa terá ou não prisão preventiva e pode emitir mandatos de busca em uma investigação.
Ser Juiz é um trabalho muito importante, e é preciso muita responsabilidade, esse profissional literalmente decide o destino das pessoas.
Para ser seguir essa profissão, é preciso passar em um concurso, para isso, é exigido o mínimo de 3 anos de atividade jurídica para realizar a prova.
Quando aprovado no concurso, o candidato torna-se juiz substituto, depois do período probatório torna-se juiz de primeira instância, e atuará em comarcas pequenas, onde tratará de todo o tipo de assunto.
Depois, é promovido para comarcas maiores e terá uma especialidade, como juiz criminal (trata somente de crimes), juiz de família (trata de questões relacionada a família) etc.
Ainda há a promoção para desembargador do tribunal de justiça, que é o cargo mais alto.
O Juiz pode ser federal ou estadual (justiça comum), ou ser um juiz trabalhista, militar e eleitoral (justiça especializada).
O salário de um juiz pode variar ao longo da carreira. No início, o salário oferecido é de cerca de 20.000 reais, fora os benefícios, esse valor vai aumentando com o passar do tempo.
O teto estabelecido por lei é de 33.700 reais, mas muitos juízes ganham mais que isso.