O Juiz é um profissional bem conhecido das pessoas, ele realiza o julgamento e dá a sentença de ações que dizem respeito a pessoas físicas, jurídicas e o Estado.

 

Quando alguém é acusado de qualquer tipo de crime é o juiz quem decide se é culpado ou não, quando um casal se separa é ele quem decide quem ficará com a guarda da criança, e toda vez que há um conflito ou um crime, ele é responsável por decidir o que vai acontecer.

 

O Juiz, pode também, determinar se uma pessoa terá ou não prisão preventiva e pode emitir mandatos de busca em uma investigação. 

 

Ser Juiz é um trabalho muito importante, e é preciso muita responsabilidade, esse profissional literalmente decide o destino das pessoas. 

 

Para ser seguir essa profissão, é preciso passar em um concurso, para isso, é exigido o mínimo de 3 anos de atividade jurídica para realizar a prova.

Quando aprovado no concurso, o candidato torna-se juiz substituto, depois do período probatório torna-se juiz de primeira instância, e atuará em comarcas pequenas, onde tratará de todo o tipo de assunto.

 

Depois, é promovido para comarcas maiores e terá uma especialidade, como juiz criminal (trata somente de crimes), juiz de família (trata de questões relacionada a família) etc.

 

Ainda há a promoção para desembargador do tribunal de justiça, que é o cargo mais alto.

O Juiz pode ser federal ou estadual (justiça comum), ou ser um juiz trabalhista, militar e eleitoral (justiça especializada).

 

O salário de um juiz pode variar ao longo da carreira. No início, o salário oferecido é de cerca de 20.000 reais, fora os benefícios, esse valor vai aumentando com o passar do tempo. 

 

O teto estabelecido por lei é de 33.700 reais, mas muitos juízes ganham mais que isso.  

Veja também como é o curso de direito.

Juiz