Letras
No curso de letras é estudado a língua portuguesa, línguas estrangeiras e literaturas.
Mas, os assuntos abordados durante esse curso, nada tem a ver com aquilo que aprendemos no colégio, nas aulas de português. Essa é uma ideia muito errada a respeito dessa graduação.
Durante a faculdade, as aulas não serão focadas em gramática, nem na maneira correta de escrever uma frase, ou se as palavras estão bem acentuadas e coisas do tipo.
O foco de curso de Letras é a comunicação entre pessoas, você vai entender o significado de tantas regras gramaticais, a origem das palavras e outras coisas.
Além de assuntos relacionados a linguagem, também será estudado literatura, de diferentes períodos literários, e de diferentes lugares, dependendo do idioma e do tipo de curso que você vai fazer.
Na maioria dos cursos de Letras (mas não em todos), o aluno opta por estudar outro idioma, além do Português.
Essa escolha é feita na inscrição do vestibular, antes do aluno entrar na faculdade.
Existem várias opções, idiomas, que são considerados mais comuns, e também mais ofertados, como Inglês, Espanhol e Francês.
E idiomas menos comuns, como Alemão, Polonês, Japonês, línguas muito antigas, como Latim, e Libras (língua de sinais).
Quando o aluno opta por um idioma, ele estudará a literatura daquele idioma também (literatura inglesa, francesa, alemã etc).
É importante dizer que quando você escolhe um idioma, já é preciso ter algum conhecimento sobre ele, pois não vai aprendê-lo durante o curso.
Não é necessário, nem um pré-requisito, ser fluente na língua. Mas, você não pode, por exemplo, fazer Letras – Alemão se não entende nada de Alemão.
Outro aviso importante, é que as faculdades de Letras costumam ser bem diferentes uma das outras, elas diferem nas ênfases, nas matérias e nos idiomas ofertados.
Por conta disso, é importante que você verifique a grade curricular da faculdade que te interessa, para saber como as coisas funcionam e fazer a escolha certa.
Para conseguir essa informação, vá até o site do departamento de Letras da faculdade que você deseja saber. Lá há várias informações, disciplinas que são ofertadas, as áreas de pesquisa dos professores, os idiomas, o tipo de graduação (se é dupla, simples) etc.
Durante o curso, você terá matérias e assuntos bem teóricos, vai estudar os significados das palavras, seus sons, suas origens, aprender sobre produção textual, a fazer resumos e resenhas.
Terá ainda, matérias que não são diretamente relacionadas com letras, como sociologia.
Estágio
O estudante que faz o curso de licenciatura em Letras, faz estágio obrigatório, por intermédio da faculdade.
Mas tanto os estudantes de licenciatura como o bacharel podem fazer estágio não obrigatório.
Muitas empresas contratam estagiários que são estudantes de Letras. Normalmente para trabalhar com atividades relacionadas a tradução, revisão, formatação de textos, elaboração de textos publicitários, entre outras coisas relacionadas.
Os lugares que mais demandam esse estagiário são Editoras, Agências de Publicidade, Empresas que trabalham com tradução, e todos os lugares que também contratam o profissional formado em Letras, que você pode saber mais aqui.
Essas vagas não são exclusivas para estudantes desse curso, normalmente contratam estudantes de Jornalismo e Comunicação também.
Apesar do estágio não exigir nenhuma experiência, é importante que tenha alguns conhecimentos, principalmente em informática.
É muito comum que empresas utilizem softwares para fazer correções e traduções.
Mesmo que não seja sua intenção trabalhar em um desses lugares, se tiver a oportunidade, faça o estágio, é importante ter experiência em alguma coisa e ter contatos em qualquer meio.
Os sites abaixo divulgam vagas de estágio.
O curso de Letras é ofertado na modalidade de Bacharel e Licenciatura, saiba sobre o que cada um pode fazer aqui e aqui.