Lugares Para Trabalhar

Segue abaixo os principais lugares que um economista pode trabalhar.

Instituições Financeiras

Bancos

Os bancos são as principais instituições financeiras da nossa sociedade, todo mundo tem conta no banco, e sabe como ele é importante para a nossa vida financeira.  

 

Mas você sabe o que realmente faz um banco? E quais as funções dos seus funcionários?

Existem vários tipos de bancos, aquele que a maioria das pessoas conhecem e aonde você tem conta, é chamado de banco comercial (que é o Itaú, Bradesco, Santander, etc).

 

O banco comercial é um intermediário financeiro, seu principal produto é realizar empréstimos para pessoas físicas e jurídicas, funciona como uma loja de serviços financeiros e suas agências uma filial dessa loja.

 

Além de empréstimos, o banco oferta serviços como cartão de crédito, seguros, fundos de investimentos, conta corrente, etc.

Os funcionários do banco podem trabalhar na sede do banco ou em uma agência bancária.

 

Em uma agência trabalham diversos funcionários que realizam várias atividades: efetuam pagamentos, realizam atendimentos, serviços como compensação de cheques, cuidam para que os caixas eletrônicos estejam abastecidos, fazem o controle de numerários, vendem os produtos que o banco oferece, realizam abertura de contas, prestam suporte a internet banking. Além das atividades administrativas internas, como a contabilidade do banco.

 

A sede do banco funciona como uma empresa normal, com vários departamentos (financeiro, comercial, etc), com estagiários, assistentes, gerentes, diretores, etc.

Os bancos são grandes empresas, a maioria multinacionais, portanto se você tem a intenção de fazer carreira em um banco é muito comum que tenha que passar por um processo de trainee.

De maneira geral, bancos são empresas muito competitivas que oferecem alta remuneração, portanto é importante que você se preocupe em ter um bom currículo. Enquanto estiver na faculdade procure realizar o máximo de atividades extracurriculares que puder e se preocupe em adquirir experiência. 

Em bancos públicos o processo seletivo é por meio de concurso, e os cargos de alto escalão, como presidente, é por meio de nomeação.

 

Além dos bancos comerciais há:

Bancos de investimento: são instituições cujo objetivo principal é realizar operações de investimento (uma pessoa procura um banco de investimento quando quer investir e o banco faz a administração para ela).

 

Também realizam empréstimos e financiamentos para capital fixo e capital de giro, e não tem as funções que o banco comercial tem, como conta corrente, etc.

 

Bancos de câmbio: são bancos que possuem autorização do Banco Central para operar no mercado de câmbio, a principal atividade é realizar operações de câmbio.

 

Realizam também operações de crédito que sejam relacionadas a câmbio, como por exemplo, financiamento de exportações e importações e adiantamento sobre contratos de câmbio.

 

 

Além dos bancos, o economista pode trabalhar também em outras instituições financeiras como:

Corretoras de câmbio: que são instituições que trabalham unicamente com operações de câmbio, comprando e vendendo moedas estrangeiras de seus clientes (são as casas de câmbio).

Agências de fomento: são instituições que tem como objetivo financiar projetos ligados com desenvolvimento, como crédito ao microempreendedor, pesquisa e projetos de infraestrutura, um exemplo é o CNPQ, FINEP e o próprio BNDES.

Companhias hipotecárias: tem como objetivo realizar financiamentos imobiliários, tendo como garantia hipotecas.

Corretora de valores: Realizam a intermediação de pessoas que estejam interessadas em investir em ações.

 

 

BNDES

O BNDES (Banco Nacional do Desenvolvimento) é uma empresa pública que tem como principal objetivo financiar empreendimentos que contribuam para o desenvolvimento do Brasil.

 

Quando uma empresa tem um projeto, e para que ele aconteça é preciso de dinheiro, ela pode enviar esse projeto para o BNDES, se o Banco entender que esse projeto é benéfico para o Brasil (no quesito inovação ou geração de emprego, por exemplo) ele empresta dinheiro com taxas de juros muito menores do que as praticadas no mercado.

 

O BNDES concede empréstimos para todos os tipos de empresas, grandes, médias e pequenas.

Para trabalhar no BNDES é preciso passar por um concurso. O profissional básico (cargo do concurso) ganha cerca de 12.000 reais.

O presidente dessa instituição é nomeado pelo presidente da república.

 

CVM

A comissão de valores mobiliários é uma instituição que tem como objetivo disciplinar e fiscalizar a atuação de todos os integrantes do mercado de valores mobiliários.

 

É uma organização que supervisiona o mercado de capitais. É responsável por registrar as companhias de capital aberto (companhias que tem suas ações negociadas na bolsa), fazer a intermediação desse mercado e assegurar que a bolsa de valores funcione de maneira eficiente. Também tem competência para punir eventuais irregularidades.

 

Para trabalhar na CVM é preciso passar por um concurso, o economista realiza atividades relacionadas a regulação e acompanhamento do mercado, e tratando de reclamações de investidores. O salário inicial é de cerca de 15.000 reais. 

 

Bancos Regionais de Desenvolvimento

Além do BNDES, há bancos regionais de desenvolvimento, como o BRDE (Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul – Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná) e o BDMG (Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais).

Esses bancos têm a mesma função do BNDES, só que regional, eles realizam empréstimos a empresas que podem contribuir com o desenvolvimento da região.

Dentro desses bancos, o economista realiza atividades como:

 

verificar a viabilidade econômica dos projetos que são apresentados ao banco, avaliar a repercussão social, (como esses projetos impactam na sociedade, se gera desenvolvimento, ou inovação), acompanhar e fiscalizar a execução dos projetos nas empresas, elaborar e desenvolver estudos e planos de desenvolvimento.

Para trabalhar em um banco regional de desenvolvimento é preciso passar no concurso. O salário para o analista de projetos é cerca de 6.000 reais, e você trabalha somente 6 horas por dia.

 

Banco Central

O Banco Central é uma das maiores autoridades monetárias do nosso país. É responsável pela condução das políticas monetária, de crédito e de câmbio.

 

É um banco que se relaciona somente com instituições financeiras, faz a supervisão dessas instituições.

O Banco Central pode emitir moeda, determinar a taxa de juros e de câmbio, fiscalizar as instituições, guardar as reservas do governo, e emprestar dinheiro para instituições. Também é responsável pelo controle da inflação.

Contrata analistas e técnicos por meio de concursos.

 

O Analista é o profissional que acompanha, formula, controla projetos e ações relacionadas com as atividades do BC, como fiscalização e supervisão do sistema financeiro, emissão de moeda, gestão das reservas internacionais, políticas monetária cambial e creditícia, supervisiona as instituições financeiras, participa de tudo que diz respeito as funções do BC.

O presidente do BC  também é nomeado pelo presidente da república.

Outros Lugares: