Como é o mercado de trabalho para licenciatura em Letras?

 

A modalidade de Licenciatura é para quem pretende ser professor e dar aulas em escolas. Esse profissional poderá dar aulas de Português e do idioma que escolheu na faculdade. 

O curso de Licenciatura tem algumas coisas diferentes do bacharel. Como já falamos aqui, o estágio nessa modalidade é obrigatório e supervisionado por um professor, nele você terá que dar aulas em uma escola.

Além disso, terá matérias que são relacionadas a educação e a didática, que são conhecimentos importantes para quem pretende se tornar professor.

Ser professor é uma das profissões mais importantes que existe, é um trabalho muito difícil, que infelizmente não é valorizado como deveria.

 

Apesar disso, pode ser uma profissão muito gratificante, pois o professor também é um educador, e é responsável pela formação de seus alunos como cidadãos.

 

Escolas Públicas

O professor que dá aula em escolas públicas, tem um trabalho muito importante e difícil. A maioria das vezes, esse profissional realiza seu trabalho ganhando muito pouco e em uma escola com uma infraestrutura que não é boa.

Mas, os alunos dessas escolas são os que mais precisam de um professor comprometido, pois eles não têm a opção de estudar em outros lugares.

Para trabalhar em uma escola pública é preciso passar por um concurso, municipal (se for dar aula para o fundamental) e estadual (se for dar aula para o ensino médio).

O salário gira em torno dos 2.000 reais. Apesar do salário ser baixo, o professor que passa em um concurso tem um emprego estável.

 

Escolas Particulares

Em escolas particulares os professores costumam ganhar melhor que os professores de escolas públicas e trabalhar com melhores condições, mesmo assim, nenhum professor é rico, e as condições de trabalho variam muito de escola para escola.

Esse profissional é contratado pelo seu currículo e desempenho, passam por um processo seletivo como em uma empresa comum.

 

Escolas de Idiomas

Em escolas de idiomas, o professor, ensina o idioma que estudou na faculdade, além do português, inglês, espanhol, francês etc.

 

Cursinho pré-vestibular e para concursos

O professor também pode dar aulas em cursinhos específicos para estudantes que estão tentando passar no vestibular e profissionais que estão se preparando para concursos.

Esse mercado é bastante grande, pois praticamente todos os concursos de todas as áreas tem uma prova de português, e também, todos os estudantes que vão prestar vestibular para qualquer área fazem uma prova de português e uma redação.

O professor que trabalha nesses lugares costuma ganhar salários altos, mas para isso é importante ter “talento para ensinar”.

 

Esses cursinhos estão interessados em profissionais que consiga efetivamente prender a atenção do aluno.

 

Professor Particular

Também é possível trabalhar como professor por conta própria, sendo professor particular, seja de um idioma, de reforço em português, e coisas relacionadas.

Apesar de não ser muito comum, o professor também pode trabalhar em empresas, lecionando idiomas para os funcionários.

 

 

 

Saiba mais sobre outros lugares para trabalhar aqui