Como é o mercado de trabalho para o jornalista?

O mercado de trabalho para o jornalista é bastante competitivo.

 

Quase todas as oportunidades de emprego e estágio estão em grandes centros, portanto, se você tiver condições, mude para uma grande cidade para fazer faculdade de jornalismo.

 

Não quer dizer que você não vá encontrar emprego em uma cidade menor, mas as oportunidades são menores, e há uma probabilidade maior de você acabar em um emprego que não foi o planejado.

 

Por isso, procure começar a fazer estágio o mais cedo possível, e não recuse vagas só porque é em uma área que você não gosta.

 

Se você tem o desejo de trabalhar em uma revista, mas só apareceu estágio na área de assessoria de imprensa, aceite, será mais fácil para você depois conseguir outro emprego se tiver uma experiência em uma área diferente, do que se não tiver experiência nenhuma.

Outra dica, é não ficar esperando por uma vaga, entre no sites de empresas, preencha cadastros e entregue seu currículo pessoalmente se for preciso.

Mas, se você é estudante e está difícil conseguir uma vaga de estágio, ou se é um recém formado e não consegue um emprego, uma opção, que é arriscada, é fazer uma reportagem por conta própria e enviar para uma revista ou jornal.

 

Você também pode ir construindo seu portfólio, e ter um site/blog, assim você ganha experiência, pode se tornar conhecido e tem uma maneira de mostrar seu trabalho.

 

Além de todas essas dicas, você pode realizar trabalho voluntário. Existem algumas ONGs que precisam do trabalho do jornalista em funções relacionadas a assessoria de imprensa e até mesmo ONGs mais diretamente relacionadas a jornalismo. Você ganhará experiência e ainda estará contribuindo para sociedade.

Além da experiência, é muito importante que o jornalista tenha contatos com outros jornalista e com pessoas no geral, lembre-se que essa profissão vive de fontes.

 

Você pode começar a construir sua lista de contatos enquanto ainda está na faculdade, aproveite seus professores, faça todas as perguntas que achar que tem que fazer, e procure participar do máximo de projetos e atividades, como cursos e eventos na faculdade, além de adquirir experiência você conhecerá pessoas.

 

Outra coisa muito importante é acompanhar notícias e saber o que está acontecendo no mundo.

 

 

Sites para encontrar vagas de estágio:

 

ciee.org.br

iel.org.br

nube.com.br

estagiarios.com

estagionet.com.br

saee.com.br

Vagas específicas para jornalistas:

https://www.facebook.com/groups/426186397485939/?fref=ts

https://www.facebook.com/groups/2100864413386163/?fref=ts

https://www.facebook.com/groups/225415760804744/?fref=ts

https://twitter.com/vagasjornalismo?lang=pt

 

Portal comunique-se http://portal.comunique-se.com.br/

 

Casa dos focas – esse site além de oportunidades para jornalistas há diversas dicas para estudantes e recém formados no jornalismo.

Veja também onde o jornalista pode trabalhar.