Neuropsicólogo

 

O neuropsicólogo é o profissional  especializado em neuropsicologia.

 

 A neuropsicologia estuda a organização do cérebro e sua relação com o comportamento, estuda os sistemas cerebrais e a atividade mental, seja na doença ou não.

 

O trabalho do neuropsicólogo é relacionar o comportamento humano com as funções e áreas cerebrais, e verificar o desempenho de habilidades, como atenção, memória e percepção, utilizando para isso testes. É uma área em que a psicologia e a neurologia trabalham em conjunto.

A maioria das pessoas que procuram um neuropsicólogo têm um problema cognitivo comportamental que está associado com alterações neurológicas, como por exemplo: Traumatismo craniano, acidentes vasculares cerebrais (AVC), síndromes degenerativas, como Alzheimer, Parkinson, além de Bipolaridade, Depressão, Ansiedade, etc. 

 

O diagnóstico desse profissional é importante para saber as funções cerebrais que estão comprometidas.

O neuropsicólogo trabalha principalmente na área acadêmica, realizando pesquisas e dando aulas, e também em clínicas especializadas realizando atendimentos, e em centros de neuropsicologia realizando pesquisas e prestando atendimento.

 

Dentre os centros de psicologia que há no país pode-se citar o CNA - Centro de Neuropsicologia Aplicada, o CPN - Centro Paulista de Neuropsicologia, e o INAP - Instituto de Neuropsicologia Aplicada. 

Nem todas as faculdades de psicologia possuem matérias relacionadas com neuropsicologia, e não costuma ser um assunto muito abordado na graduação, por isso, para ter formação como neuropsicólogo é importante fazer especialização nessa área.

 

Além disso, é comum que mesmo os profissionais que não tem interesse na área acadêmica, mas desejam ser neuropsicólogos se envolvam com atividades acadêmicas.

Veja também sobre a profissão de psicólogo clínico.