Áreas de Atuação em Odontologia

Quando um dentista se forma na faculdade de odontologia, ele se torna um cirurgião dentista. Depois ele pode fazer uma especialização e tratar de mais uma área também.

Lembrando que só porque o dentista é especialista em determinada área, não significa que ele irá atender pessoas só dessa área, é um serviço a mais que será oferecido. Sendo cirurgião dentista já é possível realizar vários procedimentos.

 

As especializações são:

Odontopediatria

Odontopediatria é uma especialização da odontologia que cuida da saúde bucal de bebês, crianças e adolescentes.

O odontopediatra orienta os pais da criança desde cedo, e acompanha seu desenvolvimento.

 

Esse profissional trabalha muito com prevenção, dá orientação sobre escovação e até dietas.

O odontopediatra precisa ter muita paciência, pois vai lidar com crianças, que muitas vezes tem medo de dentista, podem ser agitadas, se comportarem mal e coisas do tipo.

 

Endodontia

O endodontista é o profissional que trata de doenças que atingem a polpa dentária, ou seja, a raiz do dente. Popularmente conhecido como tratamento de canal, que é um procedimento um pouco mais complexo.

Ortodontia

O ortodontista é o dentista que corrige a posição dos dentes e dos ossos maxilares, quando estão mal posicionados, ou seja, torto. É esse dentista que diz quando uma pessoa vai precisar usar aparelho e qual tipo de aparelho ela terá que colocar.

Implantodontia

O dentista especialista em implantodontia trabalha com próteses, que substitui o dente perdido, o que envolve a realização de uma pequena cirurgia.

Cirurgia Oral

Como o próprio nome já diz, essa especialidade é relacionada a cirurgia. Também é uma área que se mistura com outras. O cirurgião faz enxertos para colocar implantes, cirurgia de remoção do siso, trata de traumas no osso da face, entre outras coisas.

 

Odontologia do trabalho

Odontologia do trabalho é uma área bastante específica da odontologia. Esse dentista procura manter a saúde bucal do trabalhador.

 

Avalia se alguma coisa no ambiente de trabalho pode apresentar algum risco a saúde.

O objetivo desse profissional é evitar prejuízos para o trabalhador e para a empresa, e melhorar a produtividade.

 

Odontologia legal

Essa especialidade está relacionada com direito. Esse profissional trabalha como perito, nas áreas cíveis, trabalhistas e criminais.

Esse dentista pode fazer perícia em casos que o paciente diz que houve erro, quando é preciso estimar a idade de uma criança, auxiliar na identificação de uma vítima, entre outras coisas.

Trabalha também como perito criminal.

 

Saúde coletiva

Saúde coletiva refere-se a saúde da comunidade, está relacionada à saúde pública.

O dentista que trabalha com saúde coletiva normalmente trabalha no SUS, elaborando e executando ações para garantir a saúde bucal de uma comunidade.

Cirurgia Buco-maxilo-facial

Essa especialidade trata cirurgicamente doenças relacionadas a cavidade bucal, face e pescoço, como deformidades faciais, problemas do maxilar e na mandíbula.

 

Esses problemas são normalmente provocados por má formações ou traumas.