Odontologia

O dentista, também conhecido como odontologista, é o profissional com habilidades para prevenir diagnosticar e tratar de tudo que se refere a saúde bucal. Ou seja, que envolve a boca, o maxilar e os ossos da face.

É graças ao trabalho do dentista, que quando sentimos dor de dente, ela pode ser aliviada, que é possível consertar dentes tortos, evitar que eles caiam, melhorar seu aspecto e muitas outras coisas.

Faz parte dessa profissão cuidar do sorriso das pessoas e deixá-las mais felizes.

 

Como é o curso de odontologia?

O curso de odontologia tem uma carga horária bastante grande. No início, as matérias são bastante teóricas e relacionadas a biologia e química, como anatomia, microbiologia, fisiologia, entre outras.

Também há matérias mais específicas e mais diretamente relacionadas a odontologia. Você vai aprender como é feito os procedimentos de restauração, tratamento de canal e coisas do tipo. Também estuda sobre saúde pública e o funcionamento do SUS.

Depois dessa parte introdutória, começarão as aulas práticas, como realizar diagnósticos, e os procedimentos que foram aprendidos na teoria, serão colocados em prática, como restaurações, radiografias, tratamentos de canal etc.

Uma desvantagem dessa profissão, é que  o curso de odontologia é bastante caro. Infelizmente você vai acabar gastando bastante dinheiro ao longo do curso, mesmo que estude em uma universidade pública.

Os materiais que serão utilizados durante o curso, é o aluno que tem que comprar, e eles costumam sair caros. Há estudantes que chegam a gastar 5.000 reais em um período.

Mas se você não tem muito dinheiro, não quer dizer que não poderá fazer o curso, alguns estudantes conseguem descontos nas compras, cortam coisas da lista de materiais e conseguem coisas emprestadas, mas é preciso ter um planejamento.

A maioria dos cursos de odontologia são integrais, principalmente em universidades públicas. Em faculdades particulares é mais comum que o curso seja ofertado em meio período.

Para ter essa informação, entre no site do departamento de odontologia da faculdade que te interessa, você encontra o turno do curso na grade curricular, além de outras informações, como as linhas de pesquisa dos professores, e as atividades que a faculdade oferece.

O curso de odontologia dura em média 5 anos.

 

Estágio

Na faculdade de odontologia o estágio é obrigatório e supervisionado por um professor. 

 

Além do estágio, o aluno tem aulas práticas desde o meio da faculdade.

É muito comum, que em faculdades de odontologia, haja uma clínica onde os alunos que já estão no final do curso prestem atendimento. Portanto, nenhum aluno sai da faculdade sem ter atendido um paciente.

Apesar disso, muitos consultórios abrem vagas para estudantes de odontologia fazerem estágios. Isso é muito interessante para entender como funciona a rotina de um consultório na prática.

As atividades realizadas nesse estágio costumam ser um pouco diferentes das da faculdade, você fará um trabalho mais parecido com um auxiliar.

 

Vai preparar o paciente, auxiliar o dentista nas tarefas diárias do consultório e fazer atividades mais administrativas, como cotação de material.

Os sites abaixo divulgam vagas de estágio.

ciee.org.br

portaldaindustria.com.br/iel

nube.com.br

estagionet.com.br

saee.com.br