Oficial de Chancelaria
O oficial de chancelaria é funcionário do Ministério das Relações Exteriores, pode trabalhar em Brasília mas também no exterior, em embaixadas e consulados.
Ele é responsável por realizar atividades de caráter administrativo, como compras, contratos de prestação de serviços, contabilidade, e atividades consulares (vistos, passaportes, certidões de nascimento e casamento).
No exterior, podem localizar brasileiros quando necessário, (quando há algum atentado terrorista, ou desastre natural) e mediam contato com a família, se for preciso.
Para seguir essa carreira é necessário fazer um concurso público.
O concurso para esse cargo inclui matérias de direito, contabilidade, conhecimentos gerais, entre outras, além de ser necessário fazer uma redação em inglês e português. O requisito é ser formado em qualquer curso superior.
O salário costuma ser em torno de 6.000 reais. Depois de aprovado no concurso, é preciso passar por um curso de capacitação antes de começar a trabalhar.
A carreira do oficial de chancelaria possui 4 níveis: A, B, C e Especial. Cada nível deve durar no mínimo 6 anos, e para ser promovido de um para o outro é necessário passar por um curso de aperfeiçoamento.
Além da carreira de oficial de chancelaria, há a carreira de assistente de chancelaria, que também realiza atividades administrativas no Ministério das Relações Exteriores, mas são para profissionais de nível médio.
Veja também como é o curso de relações Internacionais.