O curso de música é bastante comum, e é ofertado em muitas faculdades aqui no Brasil (109), sendo ainda mais comum em faculdades públicas.

Mas a ênfase dos conteúdos e a grade curricular pode variar bastante de um lugar para outro, portanto procure olhar o programa da disciplina dos lugares que te interessam e veja qual se encaixa mais com você.

Apesar do Brasil ter ótimos cursos de música, os melhores ainda ficam no exterior. Abaixo listamos esses cursos, e o que é preciso para estudar nessas escolas.

 

As melhores escolas de música do mundo

The Juilliard School – Nova York

The Curtis Institute of Music – Filadelfia

Berklee College Music – Boston

Royal Academic of Music – Londres

Universidade de música e performances artísticas de Viena - Viena

Royal College of Music – Londres

Conservatorium Van Amsterdan – Amsterdan

Cleveland Institute of Music – Cleveland

Eastman School of music - Rochester

 

As escolas listadas acima, são muito requisitadas e com processos seletivos bastante rigorosos.

Muitas são escolas de artes e não somente de música, possuem aulas de teatro, dança e outras coisas. E algumas possuem cursos ligados a indústria da música.

Para estudar em uma dessas escolas, o procedimento é um pouco mais rigoroso que o vestibular das faculdades aqui do Brasil.

Em muitos casos, é preciso passar por testes que alunos de escolas americanas passam, como os SATs. Em alguns lugares também pedem cartas de recomendação e examinam seu currículo.

 

Além de tudo isso, é preciso passar por uma audição, para verificar suas habilidades na prática.

Como você será um aluno estrangeiro, essas escolas requerem que comprove sua proficiência em inglês, o exame mais comum é o TOEFL.

Você pode fazer tanto o TOEFL, quanto os SATs aqui no Brasil.

SAT

SAT é o Enem americano, seu objetivo é medir o nível de conhecimento dos alunos que terminaram o ensino médio. Ele é aplicado 6 vezes ao ano no Brasil.

​Para fazer o SAT é preciso realizar sua inscrição online. A prova também é feita online, mas é preciso ir em um dos centros autorizados.

Aqui no Brasil existem centros em São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Curitiba Campinas, Salvador, Recife, Brasília e Joinville, mas depende da data que irá fazer a prova.

Neste link você pode saber quais centros aplicarão a prova em determinada data. O exame custa cerca de 190 reais.

TOEFL

O TOEFL é um teste composto por uma prova de escrita, leitura, audição e oral de inglês. Esse teste acontece mais de 50 vezes ao ano, você pode realizar mais de uma vez, porém a taxa é de 250 dólares!

É aplicado nas seguintes cidades:

​Anápolis, Araxá, Camboriú, Barretos, Bauru, Belém, Belo Horizonte, Botucatu, Brasília, Campinas, Campo Grande, Cascavel, Caxias do Sul, Colatina, Criciúma, Cuiabá, Curitiba, Divinópolis, Florianópolis, Fortaleza, Foz do Iguaçu, Franca, Goiânia, Itajaí, João Pessoa, Joinville, Lajeado, Londrina, Maceió, Manaus, Mariana, Marilia, Maringá, Natal, Petrolina, Piracicaba, Porto Alegre, Presidente Prudente, Recife, Ribeirão Preto, Rio de Janeiro, Salvador, Santa Cruz do Sul,Santa Maria, Santo André, Santos, São Carlos, São Jõao del Rei, São José (SC), São José do Rio Preto, São José dos Campos, São Leopoldo, São Luís, São Paulo, Sorocaba, Tuba, Uberlândia, Vitória.

A inscrição pode ser feita online, por telefone ou pelo correio. No site do TOEFL tem o passo a passo para realizar a inscrição.

 

Além de um processo seletivo rigoroso, essas escolas também são bastante caras, algumas taxas chegam a  40 mil dólares ao ano, e mais o custo de vida em outro país. Mas muitas ofertam bolsas de estudos.

Para saber o que é preciso para conseguir uma bolsa, e quais os documentos necessários para se candidatar a uma vaga, entre no site de cada uma das escolas, clicando no nome delas acima.

Veja também onde o músico pode trabalhar.