Onde o engenheiro civil pode trabalhar?

O mercado de trabalho para o engenheiro civil é bastante amplo, ele pode atuar em diversas áreas e em diversos lugares. 

 

O mercado da construção civil é bastante sensível a situação econômica e, infelizmente foi bastante prejudicado pela crise. No momento as contratações diminuíram muito.

Além disso, você deve saber, que as principais construtoras do Brasil estão envolvidas em esquemas de corrupção, isso também provoca um grande impacto no mercado de trabalho.

No momento esse impacto é negativo, mas pode ser positivo futuramente, pois abre espaço para empresas novas entrarem no mercado.

 

Apesar da queda do setor de construção civil, o Brasil é um país carente de infraestrutura, portanto em algum momento a demanda pelo engenheiro civil vai aumentar.

Saiba abaixo os principais lugares que demandam o trabalho do engenheiro civil.

                                                          

Setor Privado

O setor privado é o setor que mais emprega em qualquer área.

 

Para conseguir uma vaga em uma empresa, o que mais vai pesar é o seu currículo, portanto procure fazer estágio e o máximo de atividades extracurriculares que puder, enquanto ainda estiver na faculdade.

Em empresas grandes (principalmente construtoras), é comum que o estudante tenha que passar por um processo de trainee.

 

Saiba abaixo quais são os principais tipos empresas que contratam o engenheiro civil.

 

Construtoras

As construtoras são os locais de trabalho mais tradicionais do engenheiro civil. Essas empresas executam as obras. São responsáveis pela mão de obra, máquinas, equipamentos, e tudo que for necessário para uma obra acontecer. 

A construtora se encarrega para que a obra seja de qualidade.

O mercado é bastante dominado por construtoras de grande porte, mas ultimamente pequenas e médias tem ganhado espaço.

 

Empresas de consultoria / empresas de engenharia civil

Uma consultoria é uma empresa que presta serviços de aconselhamento na área de engenharia civil.

Muitas empresas de consultoria em engenharia civil também são empresas de projetos de engenharia, ou de gerenciamento de obras.

Essas empresas projetam instalações (elétricas, hidráulicas), fazem cálculos estruturais, fiscalizam e gerenciam obras e diversos outros serviços ligados a engenharia civil.

Autônomo ou montar o próprio negócio

O engenheiro civil, pode ainda, trabalhar como autônomo, ou seja começar a trabalhar por conta própria, elaborando projetos e demais atividades relacionadas a profissão.

 

Se estiver disposto a fazer um investimento maior, pode abrir seu próprio negócio.

Para ser autônomo e gerir um negócio é importante que você tenha conhecimentos sobre gestão, finanças, e tudo que é preciso para uma empresa funcionar, além dos conhecimentos em engenharia civil.

 

Setor Público

O setor público tem como função fornecer bens e serviços para os cidadãos.

O profissional que trabalha no setor público está gerando um impacto direto na vida da população, por isso é muito importante que haja bons profissionais nessa área.

A carreira no setor público tem algumas desvantagens, o trabalho pode ser muito burocrático e muitas vezes depende de outras pessoas e questões políticas.

Mas também tem muitas vantagens, como estabilidade financeira, muitas vezes uma jornada de trabalho reduzida e outros benefícios, licenças remuneradas, abonos e salários iniciais atraentes. 

Concurso público

Para seguir carreira pública, a grande maioria dos profissionais passam por um concurso público. 

Se essa for sua intenção, quanto mais cedo começar a se preparar para um concurso, mais chances tem de conseguir uma vaga.

Para isso é só preciso estudar! Mas nem todos os cargos no setor público são por meio de concurso, existem os cargos de confiança, que são por nomeação, e os cargos políticos.

Cargos de gestão, chefia e de formulação de políticas, costumam exigir bons conhecimentos acadêmicos, por isso é comum que as pessoas que almejam esses cargos continuem os estudos além da graduação, e se envolvam em atividades acadêmicas.

 

Muitos órgãos do governo demandam o trabalho do engenheiro civil. Suas atividades podem ser diversas dependendo da onde irá trabalhar. Veja abaixo os principais locais que abrem concursos para engenheiros civis.

 

Defensoria pública, ministério público e outros órgãos

Apesar desses serem lugares que nada tem a ver com engenharia civil, eles demandam o trabalho desse profissional.

Nesses órgãos o engenheiro presta aconselha a administração central, sobre assuntos relacionados a engenharia, gerencia as obras contratadas, elabora pareceres técnicos, e realiza estudos e projetos.

 

Empresas de água e saneamento e empresas de gás e de energia

Dentro dessas empresas (que são estatais), o engenheiro realiza atividades relacionadas aos projetos da companhia (as obras), supervisiona e faz a manutenção de sistemas.

 

Prefeituras

O engenheiro civil pode desempenhar diversas atividades em uma prefeitura, depende da onde irá trabalhar e do que ficará encarregado, dentre essas atividades estão: 

 

Elaborar projetos de engenharia (obras como creches, postos de saúde, etc), acompanhar obras em execução, fazer levantamento de custos de materiais e orçamentos, e dar pareceres em licitações.

Pode também trabalhar na secretaria de trânsito, em agencias reguladoras de transporte e em companhias de trânsito.

Normalmente os salários ofertados pelas prefeituras não são muito atraentes.

 

Ministério dos transportes

O Ministério dos Transportes é o órgão responsável pela execução de políticas relacionadas a transportes.

O engenheiro que trabalha no ministério dos transportes muitas vezes vai trabalhar na Valec, que é uma empresa de infraestrutura ferroviária associada ao ministério. Dentro de suas competências estão:

Administrar, executar e realizar estudos relacionados a obras ferroviárias. Construir estradas de ferro, promover o desenvolvimento de sistemas de transportes e atividades de supervisão e fiscalização.

Além da Valec, o engenheiro civil pode prestar concurso para o cargo de especialista de regulação de transportes, da Agência Nacional de Transportes Terrestres.

 

Instituto Estadual de Engenharia e Arquitetura

É um instituto que fica no Rio de Janeiro, vinculado a Secretaria Estadual de Obras. Esse é o órgão responsável por distribuir engenheiros e outros profissionais para trabalharem em órgãos do governo do estado.  Passando no concurso, o engenheiro será lotado em algum lugar.

Os engenheiros contratados podem trabalhar em diversas áreas: edificações, estruturas, instalações prediais, geotecnia e geologia. Também podem desempenhar várias atividades, dentre ela estão:

Projetar e planejar todos os elementos de uma obra (fazendo cálculos, desenhos, etc).

Supervisionar, acompanhar e fiscalizar obras, verificando a necessidade de reparos e supervisionando sua construção.

Elaborar laudos e pareceres técnicos sugerindo medidas.

 

Área acadêmica

A área acadêmica é a área que se dedica a pesquisas científicas.

Sua função é realizar pesquisas com intuito de resolver problemas, facilitar processos, obter mais informações sobre determinado assunto, contribuir para a melhoria de algo, e passar conhecimento.

Quem escolhe essa carreira pode fazer pesquisas na área que desejar.

O engenheiro civil pode realizar pesquisas sobre diversas áreas, alguns exemplos de assuntos de pesquisa em engenharia civil são:

A ação do vento nas edificações, o comportamento do solo e das estruturas, podem fazer pesquisas sobre o material utilizado nas construções, como madeira, metal, alvenaria, e muitos outros.

A grande maioria dos pesquisadores trabalham em uma universidade e são professores também, mas isso não acontece necessariamente.

Para trabalhar em uma universidade pública é preciso passar por um concurso, ou como temporário. Em faculdades particulares o que conta é o currículo acadêmico. 

Quem deseja ser pesquisador pode ganhar bolsas para se dedicar completamente aos estudos. Essas bolsas são de mestrado e doutorado, ou de algum projeto de pesquisa específico.

Normalmente quem oferta essas bolsas é o CAPS, o CNPq ou alguma fundação, como a fundação Araucária.

Um pesquisador/professor pode chegar a ganhar altos salários, mas para isso é preciso tempo e dedicação. 

Os resultados também não aparecem rápido, no início as pesquisas serão mais simples e pode ser difícil visualizar resultados práticos nelas. 

É preciso tempo e esforço para realizar uma pesquisa que traga grandes resultados, mas quando realizada tem capacidade de gerar um grande impacto na vida das pessoas.

Um exemplo dos resultados gerados pelas pesquisas em engenharia civil, é que hoje já é possível desenvolver materiais de construção de menor custo, dando origem a casas mais baratas.

Para seguir esta carreira é importante gostar de estudar, e se envolver no máximo de atividades acadêmicas que puder.

Quando ainda estiver na graduação você pode participar de um projeto de iniciação científica, outros projetos de pesquisa e participar de eventos acadêmicos.

Veja também sobre o curso de Engenharia Civil.