Onde um arqueólogo pode trabalhar?

 

 

Não há muitos lugares que contratam arqueólogos aqui no Brasil, mesmo assim, existe demanda por esse profissional, pois há pouquíssimos arqueólogos no nosso país.  

 

Segue abaixo os principais lugares que contratam arqueólogos. 

 

Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) 

 

O IPHAN é um instituto, que tem como função principal proteger o patrimônio histórico e artístico do país.

Esse instituto coordena diversos programas, como o PAC cidades históricas, que tem como objetivo a restauração de grandes obras históricas, como prédios antigos, igrejas etc.

Além disso, o IPHAN oferta financiamento para pesquisadores que tenham a intenção de desenvolver projetos e outras atividades.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Também oferta mestrado profissional em preservação de patrimônio.

No IPHAN o arqueólogo acompanha E avalia projetos de arqueologia. Dá pareceres, fiscaliza projetos de pesquisa, também fiscaliza instituições de pesquisa e sítios arqueológicos, entre outras atividades.

 

Além do IPHAN, o arqueólogo pode trabalhar no ministério público, trabalhando como perito, dando suporte ao ministério. E também no INCRA.

Para trabalhar em qualquer um desses lugares, é preciso passar por um concurso público. Normalmente o concurso para o IPHAN tem alguns requisitos, como ter no mínimo 5 anos de experiência (considerando projetos de pesquisa).

 

Museus

Os arqueólogos podem trabalhar como curadores em museus que tenham acervos arqueológicos.

 

Um curador é responsável por organizar o catálogo da exposição, zelar pelas obras de arte e verificar se alguma precisa de restauração.

 

Universidades

 

Esse profissional também pode se dedicar exclusivamente a área acadêmica, dando aulas e realizando pesquisas, trabalhando em universidades.

 

Para isso, é preciso seguir carreira acadêmica, fazer mestrado e doutorado.

 

Para trabalhar em uma universidade pública, é preciso passar em um concurso.

 

Empresas de consultoria em arqueologia

 

As empresas de consultoria em arqueologia, são empresas que prestam serviço verificando se há presença de sítios arqueológicos em locais onde serão feitos grandes empreendimentos.

Se por exemplo, uma construtora vai construir uma hidrelétrica em, ela contrata uma empresa de consultoria para verificar se há sítios arqueológicos no lugar onde será feita a construção.

Essa averiguação é determinada por lei, por isso a demanda pelo trabalho do arqueólogo cresceu tanto nos últimos anos. Para trabalhar com isso o arqueólogo precisa somente da graduação.

 

Mas, de maneira geral, a carreira em arqueologia é bastante voltada para pesquisa, afinal esse profissional trabalha desvendando o passado, não é uma atividade muito comercial.

 

Por isso, é bem recomendável que você faça mestrado e doutorado, pois muitas vagas de emprego exigem essa titulação.

 

Se envolva em atividades acadêmicas enquanto ainda está na faculdade, como projetos de iniciação científica, participe de eventos acadêmicos e se preocupe em ter um bom histórico escolar.

 

Procure ter um bom relacionamento com seus professores, ser participativo e realizar o máximo de atividades que puder enquanto estiver na faculdade, como projetos de pesquisa e eventos acadêmicos.

 

Você pode também ser voluntário em museus e em escavações.

 

Os links abaixo são de um site sobre arqueologia, lá você encontra um calendário de escavações que aceitam voluntários e uma lista de museus ligados a pré-história, além de várias outras informações a respeito de arqueologia.

arqueologiaeprehistoria.com/calendario-de-escavacoes-sitios-escola/

arqueologiaeprehistoria.com/museus-de-arqueologia-e-pre-historia-no-brasil/

Veja também qual faculdade fazer para se tornar arqueólogo.